Acompanhamento escolar de crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: contribuições e desafios

Autores

  • Luiza Davini de Siqueira Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p295-310

Palavras-chave:

inclusão escolar, acompanhamento escolar, subjetivação

Resumo

Este artigo parte da contextualização do movimento inclusivo e das conquistas em termos de legislação no Brasil, para analisar, com a ajuda do referencial psicanalítico, cenas vividas em uma experiência de acompanhamento escolar de uma criança com entrave estrutural na sua constituição psíquica. Abordam-se contribuições e desafios do acompanhamento escolar na inclusão desses alunos e alunas, a importância da escola como local de subjetivação e a riqueza da interação entre os pares criança-criança nesse processo. Conclui-se que a inclusão escolar não pode se pautar na busca de que “tudo seja igual para todos”; há que se trabalhar com as diferenças para chegar à igualdade de oportunidades e ao direito fundamental à educação. Cabe à escola manter a elasticidade em seu currículo para que todos os estudantes possam acessá-lo, cada um a seu modo, construindo sentido e aprendizagem na sua experiência escolar.

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Biografia do Autor

  • Luiza Davini de Siqueira, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicóloga escolar. Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. 

     

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Siqueira, L. D. de. (2024). Acompanhamento escolar de crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: contribuições e desafios. Estilos Da Clinica, 29(2), 295-310. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p295-310