Acompanhamento escolar de crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: contribuições e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p295-310Palavras-chave:
inclusão escolar, acompanhamento escolar, subjetivaçãoResumo
Este artigo parte da contextualização do movimento inclusivo e das conquistas em termos de legislação no Brasil, para analisar, com a ajuda do referencial psicanalítico, cenas vividas em uma experiência de acompanhamento escolar de uma criança com entrave estrutural na sua constituição psíquica. Abordam-se contribuições e desafios do acompanhamento escolar na inclusão desses alunos e alunas, a importância da escola como local de subjetivação e a riqueza da interação entre os pares criança-criança nesse processo. Conclui-se que a inclusão escolar não pode se pautar na busca de que “tudo seja igual para todos”; há que se trabalhar com as diferenças para chegar à igualdade de oportunidades e ao direito fundamental à educação. Cabe à escola manter a elasticidade em seu currículo para que todos os estudantes possam acessá-lo, cada um a seu modo, construindo sentido e aprendizagem na sua experiência escolar.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.