Inside or outside: where is that school?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99Keywords:
School, parents, community, moral development, psychoanalysis, institutional psychopedagogyAbstract
This article discusses the implications of the relationship between school and parents/ community on the students' moral development. Inspired by the theory of institutional psychopedagogy (based on psychoanalysis), it is suggested that the parents and the community can function as the third element in the school's unconscious dynamic. By considering two models ot relationship (the inclusive and the excluding), the analysis ot two schools reveals that the inclusive school - wich is well succeeded in involving the parents/the community and remains inside the interinstitutional system - works better with the conllicts of the human coexistence and otiers a favorable environment to the autonomous moral development. The opposite is the case with the excluding school.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.