Dentro ou fora essa escola, onde está?

Auteurs

  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade EPSI-Espaço Psicanalítico; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99

Mots-clés :

Escola, pais, comunidade, desenvolvimento moral, psicanálise, psicopedagogia institucional

Résumé

Este artigo discute implicações que o relacionamento entre escola e pais/ comunidade exerce sobre o desenvolvimento moral dos alunos. A partir do referen. cia! teórico da psicopedagogia institucional psicanaliticamente orientada, supõe-se que os pais e a comunidade podem funcionar como terceiro elemento na dinâmica inconsciente da escola. Considerando-se dois modelos de relacionamento (o inclusivo e o excludente), a análise de duas escolas revela que a escola inclusiva - que consegue envolver pais e comunidade e permanece dentro da rede interinstitucional - lida melhor com os conllitos intersubjetivos e oferece um ambiente mais propício para o desenvolvimento da autonomia moral. Com a escola excludente, ocorre o contrário.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2002-06-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Andrade, F. C. B. de. (2002). Dentro ou fora essa escola, onde está?. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 7(12), 76-99. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99