Édipo de quarentena. Escolarização da infância: a humanidade x (o ódio de) Édipo

Autores/as

  • Marcia Simões Corrêa Neder Bacha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p112-133

Palabras clave:

Criança, feminino, escola, educação, psicanálise, Édipo, professor

Resumen

Quem o adulto combate na guerra que trava com o infantil, tal como vemos nas teorias e práticas educacionais? A criança evoca um fantasma originário tão ameaçador quanto paradisíaco, e é nesse contexto inconsciente que a autora analisa sua escolarização, que seria uma espécie de quarentena para isolar o mal que ela portaria. Mas a relação mestre/ discípulo acorda o fantasma, que os vem assombrar, perturbando a ação educacional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2000-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Bacha, M. S. C. N. (2000). Édipo de quarentena. Escolarização da infância: a humanidade x (o ódio de) Édipo. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 5(8), 112-133. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p112-133