Una narrativa oral en um taller terapéutico: una huella de alteridad
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p134-150Resumen
Este trabajo analiza una narrativa oral construida por dos niños, con diagnósticos estructurales diferentes, en un taller terapéutico llamado Grupo Mix, de Lugar de Vida - Centro de Educación Terapéutica. Las narrativas orales pueden servir para el sujeto como una forma de lidiar con la falta en el/del Otro. Para niños con diagnóstico de autismo y neurosis el encuentro en el Taller Mix posibilita el surgimiento de narrativas que pueden propiciar el lazo social, y con eso alguna elaboración sobre el lenguaje. El análisis apunta que es necesario romper con la ideología vigente en el discurso pedagógico acerca del tratamiento de niños con autismo, apostando en un sujeto.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.