Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica

Auteurs

  • Odana Palhares Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais
  • Marise Bartolozzi Bastos Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p246-267

Mots-clés :

formação de professores, psicanálise, grupo de escuta de professores, educação inclusiva, creches.

Résumé

O objetivo do artigo é o de discutir o tema da formação de professores partindo das reflexões críticas ao modelo prescritivo pautado em teorias pedagógicas normativas. Diante das propostas de formação que vêm sendo discutidas por teóricos da educação e da sociologia, a psicanálise comparece trazendo questões que visam elucidar o lugar do sujeito nessas proposições das práticas pedagógicas advertindo que a acepção psicanalítica de sujeito-efeito é totalmente distinta da concepção psicológica de sujeito-protagonista que vigora no campo educativo. São apresentados dois projetos de pesquisas em andamento que investigam modelos de formação docente pautados em grupos de escuta de professores na educação inclusiva e nas creches.

 

 

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Biographies de l'auteur

  • Odana Palhares, Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

    Professora titular da Universidade Ibirapuera. Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) e pesquisadora associada no Grupo de Pesquisas Metodologia IRDI nas creches do Diretório de Pesquisas CNPq.

  • Marise Bartolozzi Bastos, Universidade Ibirapuera Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais

    Professora titular da Universidade Ibirapuera. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo. 

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Publiée

2017-10-10

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Palhares, O., & Bastos, M. B. (2017). Duas notas sobre a formação de professores na perspectiva psicanalítica. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 22(2), 246-267. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p246-267