Para ser um guri: espaço e representação da masculinidade na escola

Autori

  • Ieda Prates da Silva Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p70-83

Parole chiave:

Clínica psicanalítica, Escola, Funções parentais, Agressividade, Identificação, Diferença sexual

Abstract

Na experiência com clínica psicanalítica de crianças num serviço público de saúde mental ao longo dos últimos anos, temos nos deparado com uma desproporção entre o número de meninos e meninas encaminhados para tratamento psicoterapêutico com sintomas escolares, sendo significativamente maior o número de guris. O que faz dos meninos, na atualidade, tão avessos à escola? Ou será a escola avessa a algo da masculinidade que está em causa ali? O que produz este conflito, elevado à máxima potência em muitos casos que são encaminhados para a clínica, na espera de que domestiquemos estas crianças? Estará havendo uma tentativa de apagamento da diferença, o que faz com que ela ressurja no espaço escolar como violência e transgressão? Como constroem os meninos modelos de identificação, se não podem diferenciar- se num universo maciçamente feminino?

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Pubblicato

2004-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Silva, I. P. da. (2004). Para ser um guri: espaço e representação da masculinidade na escola. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 9(17), 70-83. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p70-83