Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas

Auteurs

  • Jean-Luc de Saint-Just
  • M. Stella Machado

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67

Mots-clés :

Grupos, Psicanálise, Educaçao especializada

Résumé

O presente artigo constitui uma reflexão em torno de um trabalho com grupos de análise de práticas realizados com estudantes de educação especializada, e busca analisar os efeitos psíquicos e sociais desses grupos sobre os estudantes, bem como interrogar sobre o saber que daí pode emergir para cada sujeito. Constatou-se que, nesse trabalho, os es tudantes demonstravam, em inúmeras ocasiões, uma dificuldade de elaborar um saber profissional quanto à sua prática educativa a partir dessas sessões de trabalho. Concluiu-se que tais dificuldades podiam advir de processos relacionados com uma dimensão sadomasoquista da postura dos estudantes.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2005-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Saint-Just, J.-L. de, & Machado, M. S. (2005). Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 10(18), 60-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67