Transmissão da psicanálise a educadores: do ideal pedagógico ao real da (trans)missão educativa

Auteurs

  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p14-23

Mots-clés :

Transmissão da psicanálise, Formação do analista, Formação de educadores, Estilo, Transferência

Résumé

A transmissão da psicanálise a educadores interroga o analista quanto ao sentido de seu ato e aos destinos da transferência, já que a transmissão do saber da psicanálise dirige-se a um outro, o educador, situado em uma cena estranha ao campo psicanalítico. O artigo estabelece uma distinção entre transmissão e ensino, demarcando a diferença radical entre a formação do analista, cujo dispositivo coloca em ato a transmissão da psicanálise em intensão, nas três dimensões que a compõem, pela via da transmissão de um estilo, e a formação de educadores, mesmo que estes se deixem afetar transferencialmente pela transmissão da psicanálise em extensão, na sua dimensão de ensino.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2006-12-01

Comment citer

Almeida, S. F. C. de. (2006). Transmissão da psicanálise a educadores: do ideal pedagógico ao real da (trans)missão educativa. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 11(21), 14-23. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p14-23