Entre o necessário e o impossível: o ensino da teoria psicanalítica na formação de psicanalistas

Auteurs

  • Paulo Padilla Petry Centro Universitário Unilasalle

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p24-47

Mots-clés :

Teoria psicanalítica, Transmissão da psicanálise, Ensino da psicanálise, Formação do psicanalista

Résumé

A teoria psicanalítica, ainda que fique entre a reinvenção e a repetição, continua parte da formação analítica e seu ensino é exigido por várias instituições psicanalíticas. A teoria pode evitar que a transmissão da psicanálise seja reduzida a transmitir poderes, mas seu ensino pode ser assujeitante. O crivo teórico psicanalítico aplicado a processos educativos permite aqui identificar a formação de discípulos e, entre aqueles que ensinam, o desejo nem tão assumido de futuros psicanalistas que não resistam à teoria. Um ensino compatível com a psicanálise deveria abdicar de estratégias de sujeição e ser permeável aos efeitos do inconsciente.

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Publiée

2006-12-01

Comment citer

Petry, P. P. (2006). Entre o necessário e o impossível: o ensino da teoria psicanalítica na formação de psicanalistas. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 11(21), 24-47. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p24-47