O debate entre o cuidado e a educação: práticas clínicas atuais

Auteurs

  • Pechberty Bernard Universidade Paris V
  • Viviane Veras Universidade Paris V

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p14-25

Mots-clés :

Transferência, Psicoterapia de crianças, Formação clínica

Résumé

Pretende-se mostrar a partir de uma aproximação clínica e psicanalítica a relação entre o terapêutico e o educativo. Estuda-se a dimensão transferencial inerente à psicoterapia de crianças e à formação de docentes e educadores. A coordenação clínica de grupos de educadores revela os efeitos terapêuticos sobre o mundo psíquico dos adultos que atravessam um sofrimento profissional e pessoal. Essa dupla dimensão de cuidado e de experiência de si está presente na própria invenção da psicanálise.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2007-06-01

Comment citer

Bernard, P., & Veras, V. (2007). O debate entre o cuidado e a educação: práticas clínicas atuais. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(22), 14-25. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p14-25