A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua

Auteurs

  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas
  • Cristina Felipeto Universidade Estadual de Ciências da Saúde

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137

Mots-clés :

singularidade, erro ortográfico, significante, operadores metafórico e metonímico, alíngua

Résumé

Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.

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Publiée

2008-12-01

Comment citer

Calil, E., & Felipeto, C. (2008). A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d’alíngua. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 13(25), 118-137. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137