A escrita e a psicose na criança: uma proposta de tratamento
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i25p138-153Mots-clés :
escrita, psicanálise, psicose, autismo, tratamentoRésumé
A clínica com crianças com graves comprometimentos psíquicos põe à prova a hipótese de que a posição da criança frente à castração - e frente à linguagem - determina o modo como ela se relaciona com o conhecimento e, em especial, com a escrita. Esse artigo apresenta a fundamentação teórica e recortes clínicos do trabalho desenvolvido no Grupo da Escrita, criado em 2002 no Lugar de Vida. De natureza interdisciplinar, o trabalho no grupo tem como objetivo oferecer atividades variadas de leitura e escrita que coloquem em ação a organização cognitiva das crianças como uma possibilidade de reordenação do campo simbólico.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.