Psicanálise aplicada à educação: uma discussão teórica a partir de freud e lacan

Auteurs

  • Cynthia Pereira de Medeiros Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Suely Alencar Rocha de Holanda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i26p128-137

Mots-clés :

aplicação da psicanálise, psicanálise e educação, pesquisa em psicanálise, ética da psicanálise, formação do analista

Résumé

Este trabalho discute teoricamente a questão da aplicação da psicanálise à educação. Freud, ao distinguir a psicanálise de outras terapias, situa sua especificidade na abordagem ao inconsciente, apontando os limites da transmissão acadêmica na formação do analista. Lacan centra-se na questão da produção do analista e da ética daí decorrente, já que estes dois eixos definem o campo de aplicação da psicanálise. É na medida de sua submissão à causa do inconsciente que uma prática se revela analítica, o que só se testemunha no a posteriori. Assim, é somente recolhendo os testemunhos de atos que nascem da iniciativa dos analistas que podemos dizer das (im)possibilidades de aplicação da psicanálise.

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Publiée

2009-06-01

Comment citer

Medeiros, C. P. de, & Holanda, S. A. R. de. (2009). Psicanálise aplicada à educação: uma discussão teórica a partir de freud e lacan. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(26), 128-137. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i26p128-137