A entrada na adolescência

Auteurs

  • Sandra Niskier Flanzer Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p124-133

Mots-clés :

adolescência, psicanálise, sujeito, clínica

Résumé

O presente artigo destina-se a abordar aspectos clínicos da passagem da infância para a adolescência. Levando-se em conta os principais conceitos de Freud e Lacan, serão analisadas evidências na cultura que deflagram a dificuldade encontrada pelo sujeito, hoje em dia, em tomar um lugar na cena adulta, permanecendo ligado a um modelo infantil. A posição ideal em que os pais permanecem, para aquele sujeito que se recusa a situar-se diante de sua dívida simbólica, será também descrita. Ainda será discutido o papel da psicanálise nesta conturbada passagem da infância para a vida adulta.

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Publiée

2009-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Comment citer

Flanzer, S. N. (2009). A entrada na adolescência. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(27), 124-133. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p124-133