A validação científica das pesquisas em didática da Educação Física e Esportiva (EFE)

Auteurs

  • André Terrisse Universidade Paul Sabatier Toulouse
  • Pablo Buznic-Bourgeacq Universidade de Toulouse

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p346-361

Mots-clés :

pesquisa em didática clínica, educação física e esportiva (EFE), a construção de caso, a validação científica, divisão do sujeito

Résumé

Qualquer pesquisa de natureza científica coloca a questão de sua validação, notadamente em Ciências Humanas, enfim, são mais valorizados os métodos qualitativos, devido ao seu objeto. De que modo a validação científica em um contexto de ensino se caracteriza por sua contingência, por sua impossibilidade de antecipar seus efeitos, bem como pela "divisão" do professor? Este trabalho propõe, a partir de um trabalho de ensino clínico em EFE (Educação Física e Esportiva), uma análise dos modos de interpretação dos resultados da investigação, a fim de especificar as condições teóricas e metodológicas para a construção de um caso.

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Publiée

2010-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Abordagens Psicanalíticas na Educação: Pesquisa e Prática

Comment citer

Terrisse, A., & Buznic-Bourgeacq, P. (2010). A validação científica das pesquisas em didática da Educação Física e Esportiva (EFE). Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 15(2), 346-361. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p346-361