Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito

Auteurs

  • Eric Ferdinando Kanai Passone Universidade Estadual de Campinas; Núcleo de Estudos de Políticas Públicas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i1p53-60

Mots-clés :

fracasso educacional, política educacional, psicanálise, teoria do discurso

Résumé

Este artigo visa a interrogar o discurso sobre o "fracasso da política educacional" como um sintoma associado aos discursos do mestre, do capitalismo e da universidade, implicando a presença real do inconsciente nos laços sociais instituídos por meio do campo das políticas educacionais na contemporaneidade. Tratar o fracasso educacional como sintoma levou a um deslocamento da pergunta habitual "Por que as políticas educacionais fracassam?", para sustentar a hipótese de que o fracasso retrata o acontecimento do sujeito na estrutura discursiva. O estudo mostrou a importância de incluir o sujeito do desejo no campo de análise das políticas educacionais.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2013-04-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Psicanálise e educação (im) possível

Comment citer

Passone, E. F. K. (2013). Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 18(1), 53-60. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i1p53-60