Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira

Auteurs

  • Marcos José da Silveira Mazzotta Universidade de São Paulo
  • Sandra M. Zákia L. Sousa Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p96-108

Mots-clés :

Inclusão, política educacional, educação especial

Résumé

Tendo como eixo o direito à educação para todos, explora-se particularmente neste texto como tal direito vem se concretizando para parcela de alunos deficientes físicos, sensoriais ou mentais que, para seu desenvolvimento, muitas vezes demandam condições não usualmente disponíveis nos sistemas de ensino. Procura-se evidenciar o potencial de exclusão que decorre dos princípios que vêm norteando, na atualidade, as políticas educacionais, no contexto de reforma do Estado, evidenciando sua contradição com o discurso da inclusão escolar.

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Publiée

2000-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Mazzotta, M. J. da S., & Sousa, S. M. Z. L. (2000). Inclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileira. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 5(9), 96-108. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p96-108