Espaço escolar como herdeiro das funções parentais

Auteurs

  • Valéria Aguiar Carneiro Martins Associação Psicanalítica de Porto Alegre

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p27-32

Mots-clés :

Escola, pais, educadores, funções parentais

Résumé

O trabalho clínico com crianças leva o psicanalista a deparar com as questões referentes ao campo da educação. Neste texto a autora interroga acerca da concepção que tem sido compartilhada na atualidade, sobre a função educativa da escola e ainda a respeito de como a educação das crianças tem se realizado no espaço escolar. Faz uma retomada histórica constatando que o lugar de criança e, em seguida, o surgimento da família moderna e da escola coincidem. A escola é desde sempre um lugar de inscrição social. Nesta perspectiva, a escola tem uma função co-extensiva à dos pais, na tarefa de educação das crianças. A partir de uma breve análise, situa os diferentes lugares que pais e educadores ocupam na função de educar as crianças, considerando o desejo. Reflete criticamente sobre a forma pela qual as escolas têm tomado a sua função educativa, resultando em conseqüências que surgem para nós na clinica cotidiana.

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Publiée

2001-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Martins, V. A. C. (2001). Espaço escolar como herdeiro das funções parentais. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 6(11), 27-32. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p27-32