Comunicação preliminar sobre o fenômeno da transmissão de pensamentos na psicose: o que um sr. delirante pode nos ensinar?

Auteurs

  • Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Diógenes Domingos Faustino Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p357-368

Mots-clés :

psicanálise, Lacan, psicose, telepatia, transmissão de pensamentos.

Résumé

Trata-se do reconhecimento do fenômeno da transmissão de pensamento e seus efeitos na clínica da psicose, elevando-o a categoria de sintoma. Para tanto, utiliza-se um acontecimento no qual um psicótico evidencia tal manifestação. Conclui-se que a teoria dos discursos de Lacan possibilita uma primeira formulação teórica. De tal modo que se abre a possibilidade de tratamento para um fenômeno ainda pouco investigado no campo da psicanálise.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, SP, Brasil.
  • Diógenes Domingos Faustino, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Mestrando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, SP, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2014-08-21

Comment citer

Costa, B. H. R. da, & Faustino, D. D. (2014). Comunicação preliminar sobre o fenômeno da transmissão de pensamentos na psicose: o que um sr. delirante pode nos ensinar?. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 19(2), 357-368. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p357-368