Comunicação preliminar sobre o fenômeno da transmissão de pensamentos na psicose: o que um sr. delirante pode nos ensinar?

Autori

  • Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Diógenes Domingos Faustino Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p357-368

Parole chiave:

psicanálise, Lacan, psicose, telepatia, transmissão de pensamentos.

Abstract

Trata-se do reconhecimento do fenômeno da transmissão de pensamento e seus efeitos na clínica da psicose, elevando-o a categoria de sintoma. Para tanto, utiliza-se um acontecimento no qual um psicótico evidencia tal manifestação. Conclui-se que a teoria dos discursos de Lacan possibilita uma primeira formulação teórica. De tal modo que se abre a possibilidade de tratamento para um fenômeno ainda pouco investigado no campo da psicanálise.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, SP, Brasil.
  • Diógenes Domingos Faustino, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Mestrando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), São Paulo, SP, Brasil.

Pubblicato

2014-08-21

Come citare

Costa, B. H. R. da, & Faustino, D. D. (2014). Comunicação preliminar sobre o fenômeno da transmissão de pensamentos na psicose: o que um sr. delirante pode nos ensinar?. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 19(2), 357-368. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p357-368