O estádio do espelho em Educação Física: localizar o traço pulsional nas perguntas de um aluno para um estudo de caso

Auteurs

  • Yves-Félix Montagne Université de Franche-Comté
  • Guilherme Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i3p482-498

Mots-clés :

Educação física, Psicanálise, Estádio do espelho, Corpo

Résumé

Tradução: Guilherme Fernandes. A partir do campo conceitual da psicanálise, este trabalho clínico aborda o fato de, em Educação Física, o aluno exibir o corpo e experimentar sensações corporais não habituais durante exercícios de motricidade, ao mesmo tempo em que o professor comenta este corpo, o que pode levar certos alunos a viver um momento estruturante, assimilável ao estádio do espelho. Partindo deste postulado, pode-se entrever uma nova percepção do laço palavra-olhar-corpo em Educação Física e considerar certas perguntas feitas ao professor como pedidos, manifestando um desejo de estruturação subjetiva do sujeito. O estudo de caso de um aluno observado sobre patins oferece material clínico a esta hipótese. Algumas pistas de intervenção profissional em Educação Física

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Biographies de l'auteur

  • Yves-Félix Montagne, Université de Franche-Comté
    Maitre de conférences em Ciências da Educação pela Unité de Promotion, Formation et de Recherche des Sports (UPFR Sports), Université de Franche-Comté
  • Guilherme Fernandes
    Tradutor

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Publiée

2014-12-21

Comment citer

Montagne, Y.-F., & Fernandes, G. (2014). O estádio do espelho em Educação Física: localizar o traço pulsional nas perguntas de um aluno para um estudo de caso. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 19(3), 482-498. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i3p482-498