A instituição estourada" como "jogo do fort-da" de Jacques Lacan ao conceito de "instituição estourada" da escola experimental de Bonneuil-Surmarne

Autori

  • Miriam Anne Geoffroy Universidade Livre de Berlim
  • Kelly Cristina Brandão da Silva Universidade Livre de Berlim

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p26-51

Parole chiave:

Instituição estourada, Jogo do Fort-Da, Antipsiquiatria

Abstract

Neste artigo apresenta-se o conceito de instituição estourada da Escola Experimental de Bonneuil-sur-Marne. Esse conceito pôde ser desenvolvido como sua principal característica somente pela união da prática experimental desse instituto (que recebe crianças e jovens em dificuldade) com teorias psicanalíticas, (pós-)estruturalistas e anti-psiquiátricas. Nesse contexto, as teorias psicanalíticas servem não somente para a análise das relações intersubjetivas, mas também de estruturas institucionais. Dessa maneira, a instituição estourada abre a possibilidade de seguir um trajeto no caminho do desejo, não somente para as crianças e os adolescentes, como também para os adultos que lá trabalham. Por último, este artigo mostra como essa instituição, com mais de 30 anos de existência, conseguiu encontrar saídas estruturais para resistir - como instituição estourada - a cristalizações institucionais.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2004-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Geoffroy, M. A., & Silva, K. C. B. da. (2004). A “instituição estourada" como "jogo do fort-da" de Jacques Lacan ao conceito de "instituição estourada" da escola experimental de Bonneuil-Surmarne. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 9(17), 26-51. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p26-51