"Por que ensinar a quem não aprende?

Autori

  • Maria Cristina M. Kupfer Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Renata Petri Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p109-117

Parole chiave:

Inclusão escolar, psicose infantil, autismo, educação especial

Abstract

No presente artigo, afirma-se que as diferenças individuais, que dão origem à educação especial, não são naturais, e sim historicamente engendradas. É a instalação da escola no mundo moderno que produz, no mesmo golpe, a criança especial. Assim, a escola encontra grande dificuldade em reabsorver, a partir do movimento inclusivo contemporâneo, a criança especial. Discute-se, em seguida, a inclusão de crianças psicóticas e autistas, partindo da tese de que essa inclusão, para tais crianças, é terapêutica. Finalmente, apresentam-se ressalvas em relação à idéia de que a inclusão deva ser realizada a qualquer custo.

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Pubblicato

2000-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Kupfer, M. C. M., & Petri, R. (2000). "Por que ensinar a quem não aprende?. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 5(9), 109-117. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p109-117