O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário

Autori

  • Ruth Helena Pinto Cohen
  • Vera Lopes Besset

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157

Parole chiave:

Fracasso escolar, inconsciente, sujeito, psicanálise, educação

Abstract

O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.

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Pubblicato

2002-12-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Cohen, R. H. P., & Besset, V. L. (2002). O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 7(13), 146-157. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157