Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças

Autori

  • Maria Francisca Lier-De Vitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem; Programa de Estudos Pós-Graduados
  • Lourdes Andrade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação; Serviço de Patologia da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p54-71

Parole chiave:

distúrbios de leitura e escrita, escritas sintomáticas, Clínica de Linguagem, clínica fonoaudiológica

Abstract

Este trabalho problematiza a concepção de escrita como representação da fala, posição teórica que prevalece no tratamento de crianças com problemas de leitura e escrita. Apresenta, também, uma abordagem alternativa que considera, na interpretação da relação criança-escrita, a incidência do funcionamento da linguagem. Discute, ainda, com base em materiais de sessões clínicas, implicações/ efeitos dessa mudança de paradigma na movimentação de algumas questões centrais para o atendimento na Clínica de Linguagem como, por exemplo, a relação oralidade- escrita.

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Pubblicato

2008-06-01

Come citare

Lier-De Vitto, M. F., & Andrade, L. (2008). Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 13(24), 54-71. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p54-71