A escuta de adolescentes na escola: a sexualidade como um sintoma escolar

Autori

  • Cristiane de Freitas Cunha Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Medicina; Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação
  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p508-517

Abstract

Apresentamos uma reflexão sobre um trabalho realizado com adolescentes em uma escola particular. A demanda da escola surgiu quando o professor se deparou com a impossibilidade da transmissão de um saber sobre o corpo sexuado aos adolescentes. O professor se confrontou com as falhas na transmissão pedagógica, com o excedente pulsional intraduzível dos alunos, e com o próprio mal-estar e a perplexidade diante dessa situação. A eclosão da puberdade, o encontro com o outro sexo, o amor, o conflito entre as gerações, a imagem corporal cambiante geraram angústia e agitação. Nas conversações de orientação psicanalítica com um grupo de adolescentes na escola, emergiram perguntas e respostas, tornando possível uma simbolização do que aparecia como uma opacidade no saber e provocações linguageiras.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2013-12-01

Come citare

Cunha, C. de F., & Lima, N. L. de. (2013). A escuta de adolescentes na escola: a sexualidade como um sintoma escolar . Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 18(3), 508-517. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p508-517