Discursos em (re)construção: as vozes jovens do Pinheirinho dos Palmares
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153376Palavras-chave:
comunicação, discurso jovem, expressão cultural, ocupação popular, literaturaResumo
Em 2012, forte aparato policial foi empregado na desocupação do Pinheirinho, área de São José dos Campos habitada por cerca de 1700 famílias. Após protestos, ex-moradores passaram a receber aluguel social, com o governo prometendo para 2014 a entrega de um conjunto habitacional. Só 2 anos depois, a 17 quilômetros do centro da cidade, inaugurou-se o Pinheirinho dos Palmares (PP), conjunto habitacional que recebeu ex-moradores do Pinheirinho; a escola inaugurada no local atendia apenas alunos do nível fundamental, sendo palco de frequentes episódios de tensão. Em abril de 2018, realizou-se ali uma conferência livre onde crianças e jovens da comunidade foram ouvidos a respeito de problemas e desejos; o discurso jovem foi registrado através da elaboração de um cordel coletivo, criado sob orientação de um docente/escritor. O resente trabalho parte desta produção escrita para apresentar e avaliar o discurso dos jovens moradores do PP.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.