Governança de plataforma no YouTube: estudo das transmissões ao vivo do Clubinho do King

Autores

  • Pâmela da Silva Pochmann Universidade Feevale
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.203693

Palavras-chave:

Plataformas, Governança, Youtube, Transmissões ao vivo, Clubinho do King

Resumo

Este artigo aborda a governança na plataforma YouTube, especificamente nas transmissões ao vivo do Clubinho do King. Seu objetivo é compreender os aspectos de governança da plataforma YouTube que guiam o processo de produção de conteúdo nas transmissões ao vivo do referido clube de leitura. Para isso, mobilizam-se os conceitos de live, plataformas digitais, plataformização e governança no YouTube. O método de pesquisa utilizado é o bibliográfico, com aplicação de questionário junto a duas booktubers responsáveis pelo objeto de estudo. Como resultados, identifica-se que a moderação, o bloqueio e a monetização foram funcionalidades utilizadas e que as lives consistiram em uma estratégia de aproximação das booktubers com o público leitor em relação aos seus próprios canais, e não à iniciativa de leitura conjunta do clubinho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pâmela da Silva Pochmann, Universidade Feevale

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Fevale, com bolsa CAPES Prosuc. É especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor e atua como Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

    Doutora em Comunicação Social, professora e pesquisadora da Universidade Feevale. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig) e Bolsista de Produtividade do CNPq (Nível 2).

Referências

AJUDA do YouTube. YouTube, [2020]. Disponível em: https://support.google.com/youtube. Acesso em: 19 jul. 2022.

ARAÚJO, Willian Fernandes. Norma algorítmica como técnica de governo em Plataformas Digitais: um estudo da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 23, n. 1, p. 29-39, jan./abr. 2021.

BURGESS, Jean. Platform Studies. In: CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David (ed.). Creator culture: an introduction to global social media entertainment. NYU Press: New York, 2021. p. 21-38.

D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

FONSECA, Gregório de Almeida; D’ANDREA, Carlos Frederico de Brito. Governanças e mediações algorítmicas da plataforma YouTube durante a pandemia de Covid-19. Revista Dispositiva, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 6-26, dez. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LIVE: outsider – discussão final c/ spoilers · #ClubinhodoKing. [S. 1: s. n.], 2022. 1 vídeo (51 min.). Publicado pelo canal Barbara Sá. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zVtEXCUM3mI&t=63s. Acesso em: 21 jun. 2023.

LUPINACCI, Ludmila. “Da minha sala para a sua”: teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais. Galáxia, São Paulo, n. 46, p. 1-17, 2021.

MATOS, Ludimila Santos. “O YouTube não liga para a gente”: Agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

MENEZES, Eduarda. Dois dias incríveis com muitos encontros. Recife, 4 jul. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cfl68WtLwTI/. Acesso em: 23 dez. 2022.

PARKER, Geoffrey G.; ALSTYNE, Marshall W. Van; CHOUDARY, Sangeet P. Plataforma a revolução da estratégia: o que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José Van. Plataformização. Fronteiras: Estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2–10, jan./abr. 2020.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; DUFFY, Brooke Erin. Plataforms and cultural production. Cambridge, UK; Medford, MA. Polity Press, 2022.

PORTOLAN, Cândida Marlei; VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol. Liveness em tempos de distanciamento social: uma abordagem dos impactos da Covid-19 no consumo midiático. In: VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol; PINHEIRO, Cristiano M. P.; BARTH, Maurício (org.). COVID-19 e a indústria criativa do Rio Grande do Sul: produção, processos criativos e consumo digital. Novo Hamburgo: Feevale, 2021. p. 171-193.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSE Madder (Live de 100%) • Clubinho do King. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (63 min.). Publicado pelo canal Ju Cirqueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FM1mxzx5snY&list=PLtoU03uIwC1JvmkZVriOD8a9FJqmOIIca&index=10. Acesso em 23 dez. 2022.

SILVA, Claiton Borges da. O link está na descrição do vídeo: a plataformização da produção cultural no uso combinado do YouTube e da Amazon pelo Canal 2quadrinhos. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Pochmann, P. da S., & Montardo, S. P. (2023). Governança de plataforma no YouTube: estudo das transmissões ao vivo do Clubinho do King. Revista Extraprensa, 16(2), 38-58. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.203693