A Iconicidade imediata e mediada no ensino e na aprendizagem da Geografia: relevâncias da práxis da Escola Pluricultural Odé Kayode
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210133Palavras-chave:
Semiótica Cognitiva, Semiose, Ensino da GeografiaResumo
O presente estudo, embasado na filosofia postulada por C. S. Peirce, demonstra aspectos da semiótica cognitiva, ou seja, níveis da semiose referenciadas como: iconicidade, indicial e simbólica. Duas práticas do ensino da Geografia foram analisadas para ilustrar os exemplos e possíveis efeitos dessas semioses. O objeto de aprendizagem dessa ciência urge de semioses fundadas na mediação visual e que valoram a iconicidade em detrimento das replicações simbólicas. A práxis da Escola Pluricultural Odé Kayodê, sustentada pelo viés pluricultural, em contraposição ao modelo engessado na semiose simbólica argumental veiculada pelo Centro de Mídias SEE-SP, exemplificam expectativas mais assertivas para a educação.
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