Projetos de Urbanização em Vitória-ES: aspectos do processo de produção de uma metrópole moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.123876Palavras-chave:
Cidade, espaço, urbanização, poder público, degradação ambientalResumo
Nosso trabalho, a seguir, procurou entender os aspectos que marcam o processo de produção do espaço urbano de Vitória no que diz respeito, especificamente, ao crescimento da periferia urbana que abriga classes de baixo poder aquisitivo/renda, cujo papel do governo municipal no processo tem sido fundamental. Em outras palavras, pretende-se compreender como vem ocorrendo, no momento atual, a expansão da cidade através do surgimento de novos bairros construídos por uma grande maioria de excluídos do acesso à propriedade privada ou que não podem pagar aluguel, áreas estas que passam por obras de urbanização, revertendo o quadro anterior do que se denomina degradação ambiental. Essa política reverte-se de grandes projetos a cargo do governo municipal, financiados pelo estado e por diversos organismos financeiros nacionais e internacionais, os quais almejam uma cidade moderna, adequada e competitiva para o capital e a economia globalizados.
Downloads
Referências
ACSELRAD, H. "Sentidos da Sustentabilidade Urbana" In: ACSELRAD, Henri (Org.). A Duração das Cidades. Sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
BITOUN, J. "A Contribuição dos Planos Estratégicos na Gestão Municipal: modernidade do discurso, seletividade ou aprimoramento das práticas? "IN: SPOSITO, Maria E. B. (Org.). Urbanização e Cidades: Perspectivas Geográficas. Presidente Prudente/SP: GAsPERR/Unesp, 2001.
CARLOS, Ana F. A. A (Re)Produção do Espaço Urbano. São Paulo: Edusp, 1994.
LEFEBVRE, H. El derecho a Ia ciudad. Barcelona: Ediciones Península, 1978.
MARICATO, E. "Metrópole periférica, de sigualdade social e meio ambiente" In: VIANA, Gilney; SILVA, Marina; DINIZ, Nilo ( Orgs.). O Desafio da Sustentabilidade. Um debate socioambiental no Brasil São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1996.
MASSEY, D. "Um Sentido Global do Lugar" In: ARANTES, Antonio (Org.). O Espaço da Diferença. Campinas-SP: Papirus, 2000.
PEREIRA, G. H. Política Industrial e Localização de Investimentos e o caso do Espírito Santo. Vitória: EDUFES, 1998. Prefeitura Municipal de Vitória. "Desenvolvimento Urbano Integrado e Preservação do Manguezal em Vitória" In: BONDUKI, Nabil G. (Org.). HABITAT: as práticas bem-sucedidas em habitação, meio ambiente e questão urbana nas cidades. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
PEREIRA, G. H. Plano Estratégico da Cidade. Relatório de Balanço, 1997/2000. (mimeo).
PEREIRA, G. H. Coordenadoria de Planejamento. Projeto Terra. Vitória, junho/2003 (mimeo).
ROCHA, H. C. & MORANDI, A.M. Cafeicultura e Grande Indústria. Transição no Espírito Santo 1955-1985. Vitória: Ed. Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991.
RODRIGUES, A. M. Moradia nas Cidades Brasileiras. São Paulo: Ed. contexto, 1991.
RODRIGUES, A. M. "Produção do Espaço e Ambiente Urbano "IN: SPOSITO, ME.B. (Org.) Urbanização e Cidades: Perspectivas Geográficas. Presidente Prudente/SP: GAsPERR/Unesp, 2001.
SANTOS, M. Por Uma Economia Política da Cidade. São Paulo: Ed. Hucitec/EDUC, 1994.
SEABRA, Odete C. de L. "Os Embates Entre as Questões Ambientais e Sociais no Urbano" In: CARLOS, Ana F & LEMOS, Amália I. G. (Orgs.). Dilemas Urbano. Novas Abordagens Sobre a Cidade. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.
SIQUEIRA, M. da Penha S. Industrialização e Empobrecimento Urbano. O Caso da Grande Vitória 1950-1980. Vitória-ES: Edufes/CCHN Publicações, 2001.
SOARES, A. P. M "Projeto São Pedro. A participação da população local e a ação integrada entre várias secretarias favorecem projetos que buscam restaurar a qualidade de vida em regiões degradadas pela ocupação desordenada e irregular" In: PAULICS, Veronika (Org.). 125 Dicas-Idéias para a Ação Municipal. São Paulo, Revista Pólis, 2000.
SOUZA, M. L. de. O Desafio Metropolitano. Um Estudo sobre a Problemática Sócio-espacial nas Metrópoles Brasileiras. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2000.
ZUKIN, S. "Paisagens do Século XXI: notas sobre a mudança social e o espaço urbano" In: ARANTES, Antonio (Org.). O Espaço da Diferença. Campinas-SP: Ed. Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Ana Lucy Oliveira Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).