A recusa de Marx da teoria do valor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.145931Palavras-chave:
Labour theory of value, Value theory, Karl Marx, Ricardo, CapitalResumo
Neste artigo recente, ainda não publicado em livro, David Harvey compara a teoria do valor-trabalho de Ricardo e a teoria do valor adotada por Karl Marx, trazendo uma amostra das discussões de seu mais recente livro, Capital e a loucura da razão econômica. O autor discute as diferenças entre essas teorias e seus desdobramentos nos estudos marxistas atuais, concluindo que a forma valor dos estudos de Marx não pode ser considerada um “princípio imóvel e estável no mundo tumultuado do capital, mas uma métrica instável e em constante mudança”, que se expressa nas “novas práticas de reprodução social e massivas transformações nas vontades, necessidades e desejos de toda uma população” pela inserção na vida cotidiana. Segundo o autor, isso demonstra que essa teoria está “muito além do que Ricardo tinha em mente e é igualmente distante daquela concepção de valor geralmente atribuída a Marx”.Downloads
Referências
BHATTACHARYA, T. Teoria da reprodução social: remapeamento de classes, opressão recente. Londres: Pluto Press, 2017.
ELSON, D. A teoria do valor do trabalho. In: (Org.). Valor: a representação do trabalho no capitalismo. Londres: CSE, 1979.
HARVEY, D. Marx’s Refusal of the Labour Theory of Value. Reading Marx's Capital with David Harvey, Oxford, 2018. Disponível em: http://davidharvey.org/. Acesso em 10 maio 2018.
HARVEY, D. Capital e a loucura da razão econômica. London/New York: Profile/Oxford University Press, 2017.
MARX, K. O capital: a crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I: O processo de produção do capital.
MARX, K. Elementos fundamentales para la crítica de la economía política: Grundrisse/Borrador: 1857-1858. México, DF: Siglo Veintiuno, 2007. v. I-III.
MARX, K. Valor: estudos de Marx. Londres: New Park, 1976.
OLLMAN, B. Alienação. Londres: Cambridge University Press, 1971.
VERCELLONE, C. Da subsunção formal ao intelecto geral: elementos para uma leitura marxista da tese do capitalismo cognitivo. Materialismo Histórico, n. 15, p. 13-36, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 David Harvey
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).