Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.158138Palavras-chave:
Educação ambiental, Ensino de Geografia, Pedagogia histórico-crítica, Materialismo, Degradação ambientalResumo
Este trabalho é movido por questões teórico-metodológicas acerca das práticas de educação ambiental, no ensino de Geografia. O objetivo é discutir se tais atividades pedagógicas possuem caráter questionador das problemáticas ambientais. Adota-se revisão bibliográfica ampla e proposição de atividades pedagógicas de acordo com o ensino geográfico crítico e aplicável. A crítica do materialismo histórico-dialético orienta as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e das possibilidades alternativas de atividades didáticas. A educação ambiental é discutida contrapondo-se práticas conservadoras com alternativas didáticas possíveis de concretização. Enquanto resultados, apresentam-se três propostas pedagógicas que permeiam conteúdos curriculares do ensino de Geografia para o ensino médio, abarcando a educação ambiental. Elucida-se que são propostas adaptáveis a diferentes realidades educacionais, que necessitam do envolvimento ativo de professores e estudantes. É essencial que as discussões e propostas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque nos saberes cotidianos dos estudantes.
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