Habitar como horizonte utópico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.162950Palavras-chave:
Habitar, Habitat, Reprodução da vida, Produção do espaço, UrbanizaçãoResumo
O artigo busca apresentar o habitar como uma noção filosófica que ilumina os conteúdos da vida urbana e revela as suas contradições. Essa noção é pensada enquanto elemento fundamental da produção filosófica do homem, onde tem lugar a necessidade radical de apropriação do espaço para a reprodução da vida. No capitalismo, o espaço se torna mercadoria e objeto de estratégias econômicas, o que reduz o habitar a uma função, o habitat. Nesse contexto, o desafio prático e teórico é recolocar o habitar como possibilidade utópica a partir da realidade funcionalizada do habitat.
Downloads
Referências
BENEDETTI, Mário. A borra de café. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ENGELS, Friedrich. As grandes cidades. In: A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.
GÉOCONFLUENCES (glossaire). Habitat pavillonnaire Disponível em: <http://geoconfluences.ens-lyon.fr/glossaire/habitat-pavillonnaire>. Acesso em: 04 fev. 2019
LEFEBVRE, Henri. Préface. In: RAYMOND, Henri; HAUMONT, Nicole; DEZES, Marie-Geneviève; HAUMONT, Antoine. L’habitat pavillonnaire. Paris: Centre de Recherche de l’Urbanisme, 1965.
LEFEBVRE, Henri. Tiempos equívocos. Barcelona: Editorial Kayrós, 1976.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/Lógica dialética. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 4ª. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
LEFEBVRE, Henri. La somme et le reste. 4ª. ed. Paris: Anthropos, 2008.
MAHFUZ, Naguib. Le vieux quartier. Arles: Éditions de l’Aube, 2002.
ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Direção de Luchino Visconti. Itália-França, 1963.
PADUA, Rafael Faleiros de. Produção e consumo do lugar: espaços de desindustrialização na reprodução da metrópole. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rafael Faleiros de Pádua

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).