A paisagem como rosto: uma confluência entre Geografia de Dardel e a Filosofia de Lévinas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.163824Palavras-chave:
Eric Dardel, Emmanuel Lévinas, Paisagem, GeografiaResumo
Buscar postulados filosóficos para a Geografia tem sido, nas últimas décadas, uma postura comum. Essa postura enrique o debate epistemológico e possibilita o insurgir de novas possibilidades metodológicas. Este artigo estabelece conexões entre a Filosofia de Emmanuel Lévinas e a Geografia de Eric Dardel, a fim de compreender, de maneira mais profunda, o conceito de paisagem. A confluência do pensamento dos dois autores, a partir da noção de rosto, promove um entendimento que vai de encontro ao paradigma filosófico ocidental que valoriza a primazia do sujeito e do seu dizer sobre o outro. Sob a confluência da Dardel e Lévinas, a paisagem não pode ser assenhorada pelo eu-geógrafo, mas é compreendida pela alteridade, pela cumplicidade. A paisagem, assim, é capaz de falar por si ao ser significante de si mesma.
Downloads
Referências
AVOCAT, Charles. Approche du paysage. Revue de Géographie de Lyon, vol. 57, n°4, 1982.
AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
AGAMBEN, Giorgio. Gosto. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BESSE, Jean-Marc. Lire Dardel aujourd'hui. Espace géographique, tome 17, n°1, 1988.
BESSE, Jean-Marc. O Gosto do Mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
BESSE, Jean-Marc. Geografia e Existência. IN: DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015a.
BESSE, Jean-Marc. Autour de L’homme et la Terre d’ Éric Dardel. EN: LUNA, Toni; VALVERDE, Isabel. Paisaje y emócion: el resurgir de las geografias emocionales. Observatorio del Paisaje. Universitat Pompeu Fabra. Barcelona. 2015b.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014.
COUTINHO, B T. A paisagem e o geográfico do espaço: o onde da ontologia em geografia. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 23, n. 1, p. 009-021, abr. 2019.
DAL GALLO, P. M.; MARANDOLA JUNIOR, E. O pensamento Heideggeriano na obra de Éric Dardel: a construção de uma ontologia da Geografia como ciência existencial. Revista da ANPEGE, v. 11, n. 16, 2016.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: do capitalismo à esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
GOMES, Paulo C. Costa. Geografia e Modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
HOLZER, Werther. A Geografa Fenomenológica de Éric Dardel. In: DARDEL, Éric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: Uma introdução à filosofia fenomenológica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
LA BLACHE, Paul Vidal de. A Geografia Política: a propósito dos escritos do Sr. Friedrich Ratzel. In: HAESBAERT, Rogério; PEREIRA, Sergio Nunes; RIBEIRO, Guilherme. Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
LÉVY, Bertrand. Hommage à Dardel: au sujet de quelques sources philosophiques et littéraires de L'Homme et la Terre. Cahiers de géopoétique, v. 5, 1996.
LIMA, J. S.. Dardel levinasiano? O sentido da hipóstase e a irrupção do sujeito no lugar. Geograficidade, v. 8, 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.
LÉVINAS, Emmanuel. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
LÉVINAS, Emmanuel. Do sagrado ao santo: cinco novas leituras talmúdicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Lisboa: Edições 70, 2008.
LÉVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2010.
PINCHEMEL, Philippe. Une introduction à l'étude du paysage: le visage de la terre. L'information géographique, volume 14, n°4, 1950.
ROLANDO, Rossana. Emmanuel Lévinas: para uma sociedade sem tiranias. Educação & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro, 2001.
SORRE, Max. A Geografia Humana (introdução). Geographia, Niterói, ano V, nº 10, 2003.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francyjonison Custodio do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).