IMAGINÁRIO SOCIAL NORDESTINO E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74063Palavras-chave:
Imaginário Social, Turismo, Políticas Públicas.Resumo
A atividade turística, no final dos anos 1980, recebe especial atenção das políticas de desenvolvimento adotadas pelos estados nordestinos brasileiros. No cerne do PRODETUR-NE, projeto de dimensão regional, são alavancadas políticas públicas de caráter local (Estadual) e evidenciadoras do turismo como atividade econômica associada à pauta de desenvolvimento da região. O intento do presente trabalho é o de apreender os elementos motivadores da transformação de uma região não turística em uma região com “vocação” turística. O cerne da análise será o de vincular a opção ou não por dadas políticas públicas de desenvolvimento às representações coletivas da sociedade local em relação ao semi-árido. Nestes termos, a compreensão do acima exposto explicar-se-á ao recorrer à interpretação do imaginário social nordestino no tempo, enfatizando sua redefinição nos últimos anos, graças à indicação do semi-árido como virtualidade e em contraposição à imagem associada à seca, sinônimo de miséria, fome... Esta transformação de caráter simbólico potencializará quadro político (reforma constitucional) e econômico (nos termos do “city marketing”) que dará margem ao processo de turistificação do Nordeste brasileiro, e este artigo tratará, em especial, do caso do Ceará.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Eustógio Wanderley Correia Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).