ANÁLISE ESPACIAL DE VISIBILIDADE (VIEWSHED) APLICADA A PRESERVACAO DE PAISAGENS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74303Palavras-chave:
Paisagem cultural, Cartografia, Sistema de informações geográficas, Imagens orbitais, Análise espacial de visibilidade.Resumo
O presente trabalho está relacionado ao desenvolvimento e a identificação dos níveis de sensibilidade visual da Paisagem Cultural remanescente dos Caminhos de Tropas no Planalto de Lages, utilizando como subsídio a Cartografia e o Sistema de Informações Geográficas - SIG. Um importante processo econômico caracterizado pelo transporte de animais, principalmente muares e bovinos da região sul do Brasil e da República do Uruguai para os mercados do Sudeste, caracterizando-se com um dos principais processos de integração do território nacional ao longo dos séculos XVIII e XIX. O método utilizado está estruturado na representação digital e geométrica da área de pesquisa, através de modelos digitais e imagens orbitais. O estudo forneceu as informações sobre a localização das estruturas arqueológicas e permitiu gerar as análises espaciais de visibilidade (viewshed) cujos resultados possibilitaram identificar os níveis de sensibilidade visual da paisagem regional.
Downloads
Referências
AB’ SABER, Aziz. N. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CREMON, Édipo Henrique; FILHO, Edward Elias de Souza. Geração de MDEs para o Alto Rio Paraná através de dados ASTER e SRTM. Anais do XVIII EIAC, Londrina, 2009.
ESRI – Viewshed (Spatial Analyst) Using iewshed and Observer Points for visibility analysis (2011).
FUCKNER, Marcus André. Aplicação de imagens ASTER no estudo do ambiente urbano de São Paulo e Rio de Janeiro. INPE,
KNEIP, Andréas. O Povo da Lagoa: uso do SIG para modelamento e simulação na área arqueológica do Camacho. Tese de
Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.
MOURA, Ana Clara Mourão. Geoprocessamento na gestão e planejamento urbano. Belo Horizonte. Ed. da autora, 2003.
PARMA, Gabriel Cremona. Processamento de imagem ASTER para obtenção e imagem ortorretificada do município de Palhoça, SC, Brasil. Florianópolis: INPE - Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, p. 6019-6026, 2007.
PERIN, Edenir Bagio; BOSCATTO, Flavio; FARIAS, Deisi Scunderlick Eloy. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) Aplicado à Análise Espacial de Sítios Arqueológicos. Estudo de caso no alto curso da bacia hidrográfica do Rio Tubarão. Artigo. Curso de Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental. Tubarão, 2008.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova. 2 Ed. São Paulo: Hucitec. 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Edenir Bagio Perin, Francisco Henrique de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).