ZONEAMENTO CLIMÁTICO URBANO DA CIDADE DO RECIFE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74310Palavras-chave:
Zoneamento, Clima, Planejamento, Paisagem, Recife.Resumo
O presente artigo visa, através de técnicas de sensoriamento remoto, Geoprocessamento e análise da paisagem, zonear a cidade do Recife segundo critérios de ordem bioclimática. Buscaremos relacionar fatores de ordem natural como relevo, vegetação e clima com os tipos de ocupação, dados econômicos e a formação cultural das paisagens com a finalidade de que, futuramente, medidas de mitigação possam ser pensadas tendo como base o conhecimento dos mosaicos sócio-ambientais existentes no espaço urbano do Recife.Downloads
Referências
ALCOFORADO, M.J; LOPES, A.; ANDRADE, H.;VASCONCELOS, J. Orientações climáticas para o Ordenamento em Lisboa. Relatório 4. Lisboa; Ed. Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. 2006.
ALHEIROS, M. M. Riscos de escorregamentos na Região Metropolitana de Recife. Recife, 1998. 120p. Tese (Doutorado em Geociências) Universidade Federal da Bahia. Instituto de Geociências, 1998.
ALLEN, R. G.; TASUMI, M.; TREZZA, R. 2002. SEBAL (Surface Energy Balance Algorithms for Land). Advance Training and Users Manual – Idaho Implementation, version 1.0, 97p. Atlas ambiental da cidade do recife. Ronald FernandoAlbuquerque vasconcelos, onilda gomes bezerra(org). 2000. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife/Secretária de planejamento, urbanismo e meio ambiente, 151.: Il Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife – 2005, http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/pnud2006/downloads.htm; acessado em 10 jun. 2011.
BARROS, H.R; LOMBARDO, M.A; GALVINCIO, J.D. Interferência de Fatores Antrópicos e Fenômenos Climáticos na Mudança e
Variação da Temperatura da Superfície da Cidade do Recife: Utilização de Técnicas de Sensoriamento Remoto. Cap 17. PP- 275-290. Mundanças Climáticas e Impactos Ambientais. Galvincio, J.D.(org)- Recife; Ed. Universitária da UFPE, 2010.
BORGES, M.V. Zoneamento na Cidade do Rio de Janeiro: Gênese, evolução e Aplicação.2007. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Rio de Janeiro,2007.
IBGE. Disponível em: http://gosnic.cidades.gov.br/src/php/frmPerfilMunicipal.php?idIBGE=261160, acessado em 3 jun. 2011.
LIU, W. T. H. Aplicações de sensoriamento remoto. Campo Grande – MS: UNIDERP, 2006. 908 p.
MONTEIRO, C.A.. MENDONÇA, F. Clima Urbano. Contexto, 2003.
OBSERVATÓRIO. Como anda a Região Metropolitana do Recife. Pag1-128.Recife-PE Setembro de 2006.
PECHMAN, R. M.; RIBEIRO, L. C. Q. (Org.). Cidade, povo e nação: gênese do urbanismo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
PFALTZGRAF. P.A.S. Mapa de Suscetibilidade a Deslizamentos na Região Metropolitana do Recife. 2007. Tese (Doutorado em
Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduação em Geociências.
SILVA, B. B. D; LOPES, G. M.; AZEVEDO, P. V. de. 2005. Balanço de radiação em áreas irrigadas utilizando imagens Landsat 5 – TM. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 20, n. 2, p. 243-252.
UN-HABITAT. Disponível em: http://www.onuhabitat.org/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=
Acesso 01 jun.2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Hugo Rogério de Barros, Magda Adelaide Lombardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).