ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BARBOSA NO ANO DE 2011
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74313Palavras-chave:
Bacia Hidrográfica, Córrego Barbosa, Geotecnologias, Uso e Ocupação do Solo, Planejamento Urbano.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise do uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do córrego Barbosa localizada no município de Uberlândia-MG, região de forte influência e expansão urbana do Triângulo Mineiro. Para tanto, torna-se necessário estabelecer ferramentas de planejamento que possibilitem analisar e verificar o impacto da ocupação antrópica nas margens de córregos urbanos. O uso de geotecnologias como o Sensoriamento Remoto insere-se neste tipo de trabalho como uma ferramenta indispensável ao planejamento urbano, pois possibilitam com base na utilização de imagens de satélite e ferramentas de processamento digital o mapeamento e caracterização das bacias hidrográficas localizadas no país. Nesta perspectiva, foram utilizadas neste trabalho imagens do satélite Quickbird do ano de 2007 e imagens Google do ano de 2011, bem como a ferramenta de processamento digital de imagens Spring, com o intuito de avaliar o grau de conurbação urbana para o período de 2011, na Bacia do Córrego Barbosa, procurando relacionar o uso do solo com os recursos oferecidos pela natureza e com o planejamento urbano efetuado pelo município como vegetação, aspectos geomorfológicos e geológicos, os quais foram relacionados com as atividades econômicas e seus consequentes impactos ambientais.
Downloads
Referências
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. 2003. São Paulo: Ateliê Editorial. 159 p.
BACCARO, C. A. D. Estudo dos Processos Geomorfológicos de Escoamento Pluvial em Área de Cerrado – Uberlândia - MG. 1990. 164 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
BRITO, J. L. B. Adequação das Potencialidades do Uso da Terra na Bacia do Ribeirão Bom Jardim no Triangulo Mineiro (MG): Ensaio de Geoprocessamento. 2001. 184 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
CARVALHO, P. G. S. As Veredas e Sua Importância no Domínio dos Cerrados. Informe Agropecuário. v.168, p.47-54, 1991.
DEL GROSSI, Suely R. A dinâmica climática atual de Uberlândia e suas implicações geomorfológicas. Uberlândia. Sociedade e Natureza, 5 (9 e 10): 115-120, janeiro/dezembro 1993.
GOOGLE EARTH. 2012. Imagens GEOEYE da região da Bacia do Córrego Barbosa localiza na cidade de Uberlândia-MG referentes ao ano de 2011.
NISHIYAMA, Luiz. Geologia do Município de Uberlândia e Áreas Adjacentes. Sociedade e Natureza. 1 (9-16), junho 1989.
ROSA, R.; LIMA, S. C.; ASSUNÇÃO, W. L. Abordagem Preliminar das Condições Climáticas de Uberlândia (MG). Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 3, n. 5 e 6, p. 91–108, jan. 1991.
SOARES, A. M.; CUNHA, D. A. I.; DANTAS, G. D.; OLIVEIRA, H. L. P. Bacia Hidrográfica do Córrego Lagoinha, Uberlândia-MG: desafios do planejamento urbano. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 103-115, 2009a. Disponível em: www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica. Acesso: jun/2012.
SOARES, A. M.; MELO, C. S.; VIEIRA, L. S.; GROSSI, S. R. D. Bacia Hidrográfica do Córrego Barbosa. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 116-122, 2009b. Disponível em: www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica. Acesso: jun/2012.
ROSA, R. Geotecnologias na geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, V. 16, p. 81-90, (2005). Disponível em: http://www.doaj.org/doaj?func=abstract&id=1074436. Acesso: Set/2012.
ROSA, R. e BRITO, J. L. S. Introdução ao Geoprocessamento: Sistema de Informações Geográficas. Uberlândia: EDUFU, 104p,1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Maria Lígia Chuerubim, Erich Vectore Pavanin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).