Duas dimensões notórias e históricas da geografia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.237745Palabras clave:
Geografia brasileiraResumen
Este novo número da Revista GEOUSP que está à disposição do leitor, traz um elenco de artigos que expressa de maneira enfática duas dimensões notórias e históricas da geografia brasileira. Apesar das oscilações institucionais nos diversos níveis da federação, a geografia é enraizada como disciplina escolar desde há muito no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que explica porque a maior parte dos cursos de graduação em geografia no Brasil é de licenciatura, inclusive no sistema federal. Assim a formação de professores e as consequentes reflexões sobre o ensino da geografia (geografia escolar) se desdobram naturalmente em nossa área do saber. No entanto, e esta história todos conhecem, a geografia, desde pelo menos os anos 1960, se estrutura definitivamente também como uma área de produção de conhecimento científico. De produção de pesquisa científica nova. Estão aí as duas dimensões: a produção científica e a formação para o ensino. O que queremos ressaltar, e os artigos desse número da GEOUSP vão ilustrar, é que embora essas dimensões existam elas não são estanques, ao contrário, elas sempre existiram em nosso meio de forma amalgamada.
Descargas
Referencias
FARIA, Marcelo Oliveira de. Em busca de uma epistemologia de geografia escolar: a transposição didática. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Educação à distância e formação docente em geografia: um olhar a partir da geografia da educação. Revista da ANPEGE, v. 20, p. 1-36, 2024.
OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: um retardo desnecessário. In: ALESSANDRI CARLOS, Ana Fani (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 1999. p. 34-49.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fernanda Padovesi Fonseca

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).

