Duas dimensões notórias e históricas da geografia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.237745Palavras-chave:
Geografia brasileiraResumo
Este novo número da Revista GEOUSP que está à disposição do leitor, traz um elenco de artigos que expressa de maneira enfática duas dimensões notórias e históricas da geografia brasileira. Apesar das oscilações institucionais nos diversos níveis da federação, a geografia é enraizada como disciplina escolar desde há muito no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que explica porque a maior parte dos cursos de graduação em geografia no Brasil é de licenciatura, inclusive no sistema federal. Assim a formação de professores e as consequentes reflexões sobre o ensino da geografia (geografia escolar) se desdobram naturalmente em nossa área do saber. No entanto, e esta história todos conhecem, a geografia, desde pelo menos os anos 1960, se estrutura definitivamente também como uma área de produção de conhecimento científico. De produção de pesquisa científica nova. Estão aí as duas dimensões: a produção científica e a formação para o ensino. O que queremos ressaltar, e os artigos desse número da GEOUSP vão ilustrar, é que embora essas dimensões existam elas não são estanques, ao contrário, elas sempre existiram em nosso meio de forma amalgamada.
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Copyright (c) 2025 Fernanda Padovesi Fonseca

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