Field work and Geography teaching

Autores/as

  • Davis Gruber Sansolo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123409

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Davis Gruber Sansolo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Doutorando em Geografia Física pelo Departamento de Geografia-FFLCH/USP

Referencias

BRANDÃO, C.R. (Org.). Fesquisa Farticipante. São Paulo, Brasiliense, 1990, 221 p.CARVALHO, Delgado A Excursão Geográfica. Revista Brasileira de Geografia, Ano 3. No.4, 1941, pp. 95-96.

CARVALHO, M.B.. Natureza na Geografia do Ensino Médio. In: UMBELINO, A.(org.) et. alli, Para Onde Vai o Ensino de Geografia? São Paulo, Contexto, 1989, pp. 81-108.

CASTROGIOVANI, A.Carlos & GOULART,LÍGIA B. "Uma Contribuição à Reflexão do Ensino da Geografia. A noção de Espacialidade e o Estudo da Natureza" In: Terra Livre: Geografia, Pesquisa e Prática Social. São Paulo, AGB & Marco Zero, 1990, pp. 12:115.

CHALMERS, Alan. A Fab ricação da Ciência São Paulo, Editora da UNESP, 1994, 185 p.

COLTRINARI, Lylian. Estudos internacionais sobre mudanças globais e novos conflitos, In: SOUZA, Maria A., SANTOS, M., SCARLATO, F.C., ARROYO, M. (organizadores). O Novo Mapa do Mundo : Hatureza e Sociedade de Hoje: uma leitura geográfica. São Paulo, HUCITEC, 1993, pp. 99-104.

DREYER-EIMBKE, Oswald. O Descobrimento da Terra História e Histórias da Aventura Cartográfica. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1992, 260 p.

DURAND,Gilbert. A Imaginação Simbólica São Paulo, Cultrix & EDUSP, 1988.

ESTEVAS, Joaquim (coord) et alii. Educación Popular Am bien tal en Am érica Latina, México, Red de Educación Popular y Ecologia REPEC/CEAAL, 1994. 148 p.

FERREIRA, Edson Alberto C. Anotações sobre alguns pré-requisitos fundamentais para uma possível unidade do conhecimento geográfico. Revista do Departam ento de Geografia, N°5. São Paulo, FFLCH-USP, 1991, pp. 67-72.

FERREIRA, C.C. & SIMÕES, N.N. Evolução do Pensam e n to G e o g rá fic o . Lisboa, Gradiva, 1986, 142 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprim ido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987 184 p.

FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÀO, C.B (Org.), Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense, 1990, pp.32-62.

FREIRE, Paulo & RIVERE, Pichon. O Processo Educativo. Petrópolis, Vozes, 1989.

GAJARDO, Marcela. Pesquisa Participante na Am érica Latina. São Paulo, Brasiliense, 1986, 94p.

GEORGE, Pierre. Os Métodos da Geografia São Paulo, Difusão Européia do Livro, s.d., pp. 19-4 1.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Possibilidades e Limites da Ciência e da Técnica Diante da Questão Ambiental. GEOSUL. Revista do Departamento de Geociências - CCH da Universidade Federal de Santa Catarina, N° 5 - Ano 3 Florianópolis, Editora da UFSC, 1988, pp. 7-40.

GOULD, Peter & WHITE, Rodney. Mental Maps. Otawa, Pélican Books, Pélican Geography and Enviromental Studies,(mimeo), s/d, 203 p.

HARPER, B. ett alli. Cuidado Escola. 35a ed. São Paulo, Brasiliense, 1994, 118 p. HART, A.R. & MOORE T.G- The Development of Spatial Cognition: A Reviw (s.n.t.M Mimeo).

JUNKER, Buford H. A Im portância do Trabalho de Campo: Introdução às Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Ed. Lidador, 1971, 214 p.

LACOSTE, Yves. A Geografia Serve Antes de Mais Nada Para Fazer a Guerra. Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1977 Pesquisa e trabalho de Campo. Seleção de Textos-Teoria e Método, N° 1 1, São Paulo, AGB, 1985, pp.1-23.

Os Objetos Geográficos. Seleção de Textos-Cartografia temática, N°18, São Paulo, AGB, 1988, pp 1-23.

LEAL FILHO, W.D.S.. Estudo de Campo nas escolas brasileiras. Revista Ciên cia Hoje, V.13 N° 78. São Paulo, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 1991.

LEITE, Maria Angela F. P. Destruição ou Desconstrução? Questões da paisagem e tendências de regionalização. São Paulo Hucitec/FAPESP, 1994, 117p.

LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal/Lógica Dialética. 6a ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1995,301p.

MARQUES, L.S. & MARQUES, T.E. Estudo do Meio: Estudos Sociais para o m eio rural. Porto Alegre, Mercado Aberto, s/d, 70 p.

MENDOZA, Josefina Gomes, JIM ENEZ, M. Julio, CANTERO, N. Ortega. El Pensam iento Geog rá fico Madrid, Alianza Editorial, 1982, 529 p.

NILDELCOFF, M.T. A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo, Brasiliense, 1980.

OLIVEIRA, A.U. Na prática a teoria é outra para na prática nào pode e não Deve Ser Outra, In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Formação Pedagógica do Professor de Geografia e as Práticas Interdisciplinares. Tese (doutorado) São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de Sào Paulo, 1994, 343 p.

RUELLAN, Francis. O Trabalho de Campo nas Pesquisas Originais de Geografia Regional. In: Revista Brasileira de Geografia, ano IV, N° 1. Rio de Janeiro, IBGE, 1944.

SÃO PAULO (Município). Relatos de Práticas Pedagógicas: Gestão Colegiada na Escola, uma aula de cidadania. São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, 1992, 36 p.

SÃO PAULO (Município). Um primeiro olhar sobre o projeto. Cadernos de Formação. Série: Ação Pedagógica da E scola Pela Vida Interdisciplinariedade. São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Orientação Técnica, Núcleos de Ação Educativa e Acessória da Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, UNICAMP e educadores das escolas-piloto, 1992, 58p.

SÃO PAULO (Município) Estudo Preliminar da Realidade Local: resgatando o cotidiano. Cadernos de Formação, N°2 São Paulo, Sec.Municipal Educação, 1990, 62 p.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre as Ciências na Transição para uma Ciência Pós-Moderna. E studos Avançados, Vol. 2 No. 2, São Paulo, Universidade de São Paulo, 1988 pp. 46-71.

SANTOS, Douglas. Conteúdo e Objetivo Pedagógico no Ensino da Geografia. Geografia e Ensino Caderno Prudentino de Geografia, N°17. Presidente Prudente, AQB-Seção Presidente Prudente, 1995, pp. 20-61.

SANTOS, Milton. Por Uma Geografia Nova. São Paulo, Hucitec-EDUSP, 1978, 236 p. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucitec, 1979, 1 13 p. Espaço e Método. 3a ed. São Paulo, Nobel, 1992.

SEVERINO, Antonio Joaquim . Da escola como mediação necessária do necessário projeto educacional, In; Sub sídios Para Os Encon tros Regionais para o X IV Congresso Estadual de Educação. São Paulo, APEOESP, 1995, p.p 3:4.

SILVA, Armando Corrêa. Natureza do trabalho de campo em Geografia Humana e suas limitações, Revista do Departamento de Geografia, N °l, São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1982, pp. 49-54.

SILVA , Maria Ozanira da Silva e. Pesquisa Paticipante. São Paulo, Cortez, 1986, 174 p.

STERNBERG, O.H.. C on tribuição ao Estudo da Geografia: o trabalho de campo na Geografia e o Laboratório de Geografia e o equipam ento didático. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde Serviço de Documentação, 1946.

THIOLLENT, M. Crítica Metodológica: Investigação social e enquete operária. São Paulo, Pólis, 1980.

TRICART, Jean. Ecodinãmica Recursos Naturais e Meio Am biente, No.l Rio de Janeiro, IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977 97p.

TRICART, Jean. Paisagem e Ecologia, (Texto provisório). Trad. Monteiro, C.A.F. (Mimeo.), São Paulo, 1981.

TRICART, Jean. O Campo na Dialética da Geografia. Reflexões sobre a Geografia, (Mimeo.), São Paulo, AGB S/D.

TUAN,Yi-fu. Topofilia, Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo, Difel 1980, 288 p.

TUAN,Yi-fu. Espaço e Lugar : A perspectiva da Experiência Trad. Livia de Oliveira. São Paulo Difel, 1983, 250 p.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Planejamento Participativo na Escola: um desafio ao educador. São Paulo, Ed. Pedagógica e Universitária 1986, 118 p.

Publicado

2000-06-06

Número

Sección

Notas de pesquisa de campo

Cómo citar

SANSOLO, Davis Gruber. Field work and Geography teaching. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 135–145, 2000. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123409. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123409.. Acesso em: 21 dec. 2024.