A geografia dos anos iniciais como desafiadora e perigosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.204745Palabras clave:
Geografia dos anos iniciais, Geografia desafiadora, Geografia perigosa, Geografia local, Geografia globalResumen
A Geografia dos Anos Iniciais (AI) é um assunto bastante confortável. Ela tende a evitar tópicos da Geografia considerados "inaceitáveis", ameaçadores e potencialmente perigosos. Considerar desafio e 'perigo' na Geografia dessa fase escolar não é tanto sobre os perigos do trabalho de campo, mas sim sobre tópicos intelectuais, emocionais e socialmente perigosos, local e globalmente. A tendência é ensinar o que é aceitável e não causar desconforto, focar nos aspectos positivos do mundo, demonstrar esperança. Porém isso não é sempre recomendável. Aqui serão descritos e questionados quatro argumentos em prol dessa abordagem confortável. O argumento que versa sobre ‘ir com cuidado’ em um mundo inseguro, mesmo quando pensamos em crianças menores, mantém o indivíduo desinformado, e por isso deve ser questionado. O desejo de ser positivo não deve comprometer o ato de ser realista e honesto com as crianças, que por sua vez são capazes e resilientes. A fim de corroborar a proposta de uma abordagem mais exigente, até mesmo mais ‘perigosa’ em relação à Geografia dos AI, alguns tópicos que podem ser investigados pelas crianças são aqui sugeridos. Surge então a inevitável pergunta: a quem ensinamos Geografia? O objetivo desse artigo é levantar questionamentos e trazer uma reflexão sobre o papel da educação (em Geografia) no mundo atual.
Descargas
Referencias
BERG, L.; BEST, U.; GILMARTIN, M.; GUTZON LARSEN, H. (Ed.). Placing Critical Geography: Historical Geographies of Critical Geography. Abingdon, GB: Routledge, 2016.
CATLING, S. The danger in primary geography. Primary Geography, n. 107, p. 10-12, 2022.CATLING, S. Reflecting on knowledge and primary geography. In: FARGHAR, M.; MITCHELL, D.; TILL, E. (Ed.). Recontextualising Geography Education. Cham, CH: Springer, 2021. p. 55-70.
CATLING, S. Key concepts. In: WILLY, T. (Ed.). Leading primary geography. Sheffield, GB: Geographical Association, 2019. p. 17-27.
CATLING, S. High quality in primary humanities: insights from the UK’s inspectorates. Education 3 to 13, v. 45, n. 3, p. 354-364, 2017. doi: https://doi.org/10.1080/03004279.2017.1296923.
CATLING, S. Empowering pedagogy: giving children voice in primary geography – a personal perspective.International Research in Geographical and Environmental Education, v. 23, n. 4, p. 350-372, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1041275. Acesso em: 27 nov. 2022.
CATLING, S.; MARTIN, F. Contesting powerful knowledge: the primary geography curriculum as an articulation between academic and children’s (ethno-) geographies. The Curriculum Journal, v. 22, n. 3, p. 317-335, 2011. doi: https://doi.org/10.1080/09585176.2011.601624.
CATLING, S.; PIKE, S. Becoming acquainted: aspects of diversity in children’s geographies. In: HAMMOND, L.; BIDDULPH, M.; CATLING, S.; McKENDRICK, J. (Ed.). Children, education and geography: rethinking intersections. Abingdon, GB: Routledge, 2023. p. 83-101.
CATLING, S.; WILLY, T. Understanding and teaching primary geography. London: Sage, 2018.CHILDWISE. Childwise Monitoring Report 2020. Disponível em: https://www.childwise.co.uk/reports.html. Acesso em: 27 nov. 2022.
DASGUPTA, P. The economics of biodiversity: the Dasgupta Review Final Report. 2021. Disponível em: www.gov.uk/government/publications/final-report-the-economics-f-biodiversity-the-dasgupta-revi. Acesso em: 27 nov. 2022DEVINE, D. Children, power and schooling. Stoke on Trent: Trentham, 2003.
DOLAN, A. (Ed.). Teaching climate change in primary schools: an interdisciplinary approach. Abingdon, GB: Routledge, 2022.
DOLAN, A. Teaching powerful primary geography: a toolkit for 21st century learning. Abingdon, GB: Routledge, 2020.
DOLAN, A.; USHER, J. Where in the world is covid-19? Primary Geography, p. 10-12, 2021.
DUCKETT, D.; FELICIANO, D.; MARTIN-ORTEGA, J.; MUNOZ-ROJAS, J. Tackling wicked environmental problems: the discourse and its influence on praxis in Scotland. Landscape and Urban Planning, v. 154, n. 1, p. 44-56, 2016. doi: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2016.03.015.
FLYNN, S.; MACKAY, A. (Ed.). Spaces of surveillance: states and selves. Cham, CH: Palgrave Macmillan, 2017.
FOSTER, J. (Ed.). Facing up to climate reality: honesty, disaster and hope. London: Green House, 2019.
FRANZEN, J. What if we stopped pretending? London: 4th Estate, 2021.
GATES, B. How to avoid a climate disaster: the solutions we have and the breakthroughs we need. London: Allen Lane, 2021.HICKS, D. Educating for hope in troubled times. London: Trentham, 2014.
KLAUSER, F. Surveillance and space. 2. ed. London: Sage, 2017.
KROENER, I. CCTV: a technology under thee radar? Farnham, GB: Ashgate, 2014.
NEWELL, B.; TIMAN, T.; KOOPS, B.-J. Surveillance, primacy and public space. Abingdon, GB: Routledge, 2018.
OFCOM. OFFICE OF COMMUNICATIONS. Children and parents: media use and attitudes report 2022. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk/research-and-data/media-literacy-research/childrens/children-and-parents-media-use-and-attitudes-report-2022. Acesso em: 27 nov. 2022.
OWENS, P.; WILLY, T.; WITT, S. Editorial: Empowering geography. Primary Geography, p. 4-5, 2021.PEET, R. (Ed.). Radical geography. London: Methuen, 1977.RADCLIFFE, S. Decolonizing geography: an Introduction. Cambridge, GB: Polity Press, 2022.
SANTOS, M. The nature of space. Trad. B. Baletti. London: Duke University Press, 2021.
SCOFFHAM, S. Finding hope at a time of crisis. Primary Geography, p. 8-9, 2021.
SCOFFHAM, S.; RAWLINSON, S. Sustainability education: a classroom guide. London: Bloomsbury, 2022.SHARP, J. Geographies of post-colonialism: spaces of power and representation. 2. ed. London: Sage, 2023.
SHORER, A.; QUINN, K. Philosophy for children across the primary curriculum:inspirational themed planning. Abingdon, GB: Routledge, 2023.
STAPLES, W. Everyday surveillance: vigilance and visibility in postmodern life. Lanham, MY: Rowman and Littlefield, 2014.
TEACHING THE FUTURE. Report – Teaching the future: climate, citizenship and digital teaching. 2022. Disponível em: www.teachingthefuture.euD9. Acesso em: 27 nov. 2022.
THUNBERG, G. The climate book. Dublin: Allen Lane, 2022.
THUNBERG, G. No one is too small to make a difference. London: Penguin Random House, 2019.
UNFCCC. UNITED NATIONS FRAMEWORK CONVENTION ON CLIMATE CHANGE. COP27 Reaches Breakthrough Agreement on New “Loss and Damage” Fund for Vulnerable Countries [press release]. Disponível em: https://unfcc.int/news/cop27-reaches-breakthfough-agreement-on-new-loss-and-damage-fund-for-vulnerable-countries. Acesso em: 27 nov. 2022.
WMO. WORLD METEREOROLOGICAL ORGANIZATION. WHO Provisional State of the Global Climate 2022. Disponível em: https://library.wmo.int/index.php/IvI+notice_display&id=22156#.Y2pPiHbP1D9. Acesso em: 27 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Simon Catling

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).