Francês
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.181680Mots-clés :
FrancêsRésumé
Francês
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANUÁRIO DO CEARÁ. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2020.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARROS, A. T. M. P.; WUNENBURGER, J. A fotografia como catalisador simbólico: notas para uma hermenêutica da fantástica em imagens técnicas. Intercom – RBCC. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 39-59, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201523.
BRANDÃO, L. A.; MARQUEZ, R. Certa geografia. In: HISSA, C. E. V. Conversações de artes e de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 151-168.
CÉSAR, N.; NOGUEIRA, M. L. M.; AVELAR, R.; SANDER, J.; HISSA, C. E. V. Travessias e fronteiras: saberes de vida e arte. In: HISSA, C. E. V. Conversações de artes e de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 79-96.
COSTA, E. B. Paisagem-memória e função social da fotografia. In: STEINKE, V. A.; JUNIOR, D. F. C.; COSTA, E. B. (org.). Geografia e fotografia: apontamentos teóricos e metodológicos. Brasília: Lagim/UnB, 2014. p. 79-106.
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 1990.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FERREIRA, M.; COSTA, O. Aproximações teórico-metodológicas entre a geografia e o cinema: a cidade-personagem. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 30, n. 62, p. 574-587, 2020. doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2020v30n62p574.
GOMES, P. C. C. O lugar do olhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
GRATÃO, L. H. B. O direito de sonhar em geografia: projeção bachelardiana. Revista Abordagem Gestalt, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 148-155, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v22n2/v22n2a06.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
HEGEL, G. W. F. Curso de estética: o belo na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HISSA, C. E. V. Conversações de artes e de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
JUATAMA, Y. Serrinha luz e cores. Fortaleza: Quarteto Foto/Secultfor, 2021.
LOWENTHAL, D. Geografia, experiência e imaginação. In: CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 103-141.
REIS JÚNIOR, D. F. C. Aspectos históricos da fotografia e realizações em geografia. In: STEINKE, V. A.; JUNIOR, D. F. C.; COSTA, E. B. (org.). Geografia e fotografia: apontamentos teóricos e metodológicos. Brasília: Lagim/UnB, 2014. p. 11-44.
ROLNIK, S. A vida na berlinda. In: COCCO, G. (org.). O trabalho da multidão: império e resistência. Rio de Janeiro: Griphus, 2002. p. 109-120.
SANTOS, M.; HARAZIM, D. O mundo não existe. In: HISSA, C. E. V. Conversações de artes e de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 169-176.
TUAN, Y. Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/27150/pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 1930.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Marcos Ferreira, Otávio Costa 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).