A importância das redes migratórias e sociais de solidariedade na imigração haitiana para São Paulo
La importancia de las redes migratorias y sociales solidarias en la inmigración haitiana a São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.222457Mots-clés :
Imigração haitiana, rede migratória, rede social de solidariedadeRésumé
Este artigo tem por objetivo analisar a importância das redes migratórias e sociais de solidariedade na imigração haitiana para a metrópole de São Paulo. Serão abordadas as formas de articulação dessas redes, as informações que são disseminadas por elas e quais são as relações de poder que se desenvolvem durante o processo de migração. Além do aporte teórico utilizado, a metodologia aplicada pautou-se em dados quantitativos obtidos da Polícia Federal e do Observatório das Migrações (OBMigra) e, na análise de entrevistas, com roteiro semi-estruturado, realizadas com 35 haitianos entre abril de 2017 e junho de 2018 no bairro do Glicério, em São Paulo. Com base nos dados obtidos e analisados entende-se que, geralmente, as redes são benéficas, mas podem também apresentar aspectos negativos no processo migratório.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, B. G. Relatório Anual 2021 – 2011-2020: Uma
década de desafios para a imigração e o refúgio no Brasil. Série Migrações. Observatório
das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional
de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2021
COTINGUIBA, G.C. Imigração haitiana para o Brasil: a relação entre trabalho e processos migratórios, 2014, 154 p. Dissertação (Mestrado em História e Estudos Culturais) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.
DORNELAS, S. M. Redes Sociais na migração. Questionamentos a partir da pastoral: 2001.São Paulo: In: Travessia, revista do migrante, 2001.
DUTRA, D. Migrantes haitianos e mercado de trabalho no Distrito Federal. Uma análise sociológica a partir da perspectiva das relações sociais de gênero. In. Cavalcante et al (org). A imigração haitiana no Brasil: características sociodemográficas e laborais na região Sul e no Distrito Federal. OBMIGRA, Brasília, 2016.
FARIA, A. V.de. A diáspora Haitiana para o Brasil: o novo fluxo migratório (2010-2012). 2012. 136f. Tese (Mestrado em Geografia). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2012.
FERNANDES, C. As espacialidades migratórias na "Baixada do Glicério", centro da cidade de São Paulo. Encontro Nacional de Pós Graduação em Geografia. São Paulo, 2021
HANDERSON J. A Historicidade da (E)migração Internacional Haitiana. O Brasil como novo espaço migratório. In. Cavalcante et al (org.). A imigração haitiana no Brasil: características sociodemográficas e laborais na região Sul e no Distrito Federal. OBMIGRA, Brasília, 2016.
_____________. Diáspora. Sentidos sociais e mobilidades haitianas. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 51-78, jan./jun. 2015.
JOSEPH, A. A historicidade da (e)migração internacional haitiana. O Brasil como novo espaço migratório. In: Periplos / GT CLACSO - Migración Sur-Sur, Volume 01 - Número 01 -2017.
MAGALHÃES, L.F.A.; BAENINGER, R. Imigração haitiana no Brasil e remessas para o Haiti. In. BAENINGER, R. (org et al). Imigração haitiana no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
PACHI, P. A precarização na base da mundialização contemporânea: a imigração haitiana na metrópole de São Paulo. 163f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2019.
_________. A importância da imigração haitiana na concepção da nova lei municipal (São Paulo) de migração. In: Travessia, revista do migrante – nº 80, Jan-Jun/2017.
PÓVOA NETO, H. Migrações internas e mobilidade do trabalho no Brasil atual – Novos desafios para a análise. In: Experimental, no. 2/1997, pp.11-24.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ª. ed. São Paulo: Edusp, 2012.
SASSEN, S..Expulsões, brutalidade e complexidade na economia global. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
SAYAD, A. O Retorno – elemento constitutivo da condição do imigrante. In: Travessia – revista do migrante. Ano XIII, nº especial, jan/2000.
__________ . A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
SISMIGRA - Sistema de Registro Nacional Migratório. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/observatorio/bancointerativo/numeros-imigracao-internacional/ . Acesso em: 22/11/2022.
SOEDERBERG, S. Debtfare states and the poverty industry. Money, discipline and the surplus population. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2014.
TRUZZI, O. Redes em processos migratórios. In: Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1/2008, pp.199-218.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Priscilla Pachi 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).