RECURSO NATURAL: A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74004Mots-clés :
Recurso natural, Demanda, UsoRésumé
Este texto apresenta os resultados de um processo de discussão ocorrido entre 2005 e 2006 acerca da definição de recurso natural, no qual, a partir de uma idéia simples, foram-se agregando elementos, de modo a resultar em uma definição que, preliminarmente, resolveria alguns dos diversos questionamentos da análise geográfica sobre os recursos naturais. A definição aqui proposta objetiva a retomada da discussão conceitual acerca dos recursos naturais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AB´SABER, A. N. (2003) Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Atelier Editorial.
CUNHA, A. G. (1982) Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
GODARD, O. (2002) Gestão integrada dos recursos naturais e do meio ambiente: conceitos, instituições e desafios de legitimação. In: VIEIRA, P.F. & WEBER, J. (org.) Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento. São Paulo: Cortez. 500p.
LEFF, H. (2001) Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez.
MENDONÇA, F. A. (2001) Geografia socioambiental Revista Terra Livre, n.16. São Paulo: p.113-132.
MONTEIRO, C. A. F. (2000) Geossistema: a história de uma procura . São Paulo: Ed. Contexto. (Coleção Novas Abordagens,3)
MORAES, A.C.R. & COSTA, W.M. (1999) Geografia crítica: a valorização do espaço. 4. ed. São Paulo: Hucitec.
VENTURI, L. A. B. (2001) O relevo como recurso imaterial. Revista Unifieo, n.6. São Paulo: Edifieo. P.144-147.
ZIMMERMANN, E.W. (1966) Introducción a los recursos mundiales.Barcelona: Oikos-Tau.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luis Antonio Bittar Venturi 2006
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).