MUNDIALIZAÇÃO E RITMOS URBANOS: O COMÉRCIO E O CONSUMO 24 HORAS NA CIDADE
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74006Mots-clés :
Comércio, Consumo, Cidade 24 horas, São Paulo, Shopping CenterRésumé
A leitura das grandes cidades hoje, sobretudo as cidades mundiais, nos faz perceber, principalmente, a questão do movimento, da velocidade, do ritmo urbano. As pessoas estão sempre indo ou voltando para/de algum lugar. Esse movimento constante, que hoje é expresso pela imposição do processo de reprodução do capital, principalmente o capital financeiro, auxiliado pelas inovações nos meios de transporte e nas telecomunicações, insere-se como padrão hegemônico na construção do cotidiano. A questão do comércio e do consumo 24 horas nas cidades chega ao centro desta análise, pois é exemplo da busca incessante do lucro nos dias atuais. O objetivo deste artigo é o de discutir o funcionamento 24 horas de alguns estabelecimentos comerciais - Shopping Centers (SC) - que permaneceram abertos mais de 32 horas durante as proximidades do Natal e nas megaliquidações de verão nos últimos anos (2003 - 2005) na metrópole paulista.
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