CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE DE SÃO PAULO: AS IMPOSIÇÕES DO MERCADO E AS REAÇÕES DO LUGAR
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74951Mots-clés :
Carnaval, Cidade, Cultura, Escolas de samba, São Paulo.Résumé
Ao longo de seu desenvolvimento, o carnaval das escolas de samba na cidade de São Paulo passou por diversas transformações acompanhando o crescimento da cidade e adaptando-se aos novos conteúdos urbanos e a imposições políticas e técnicas. Todavia, ainda guarda um caráter genuíno atrelado à festa, característica de sua gênese. Diante disso, o objetivo é compreender a dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo através da análise do processo de produção do carnaval que inclui a ação de diversos agentes na cidade, considerando a tendência à apropriação dessa manifestação popular pela indústria cultural. E analisar a forma como os membros das escolas de samba produzem cultura e fazem política, utilizando-se dos novos conteúdos técnicos que a cidade oferece, para se organizar e buscar formas de suprir suas necessidades.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ARROYO, M. Território, transição e futuro. Experimental, São Paulo: LaboplanFFLCH-USP, n. 1, p. 77-85, jul. 1996.
BOSI, A. Dialética da colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002.
SANTOS, M. Lazer popular e geração de empregos. In: Lazer numa sociedade globalizada: Leisure in a globalized society. São Paulo: Sesc/WLRA, 2000. p. 31-37.
SANTOS, M. A natureza do espaço: espaço e tempo, razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana nos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SEABRA, O. C. L. Urbanização: bairro e vida de bairro. Travessia, São Paulo, n. 38, p. 11-17, set. 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Vanir de Lima Belo 2013
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).