Circuitos da economia urbana: ensaios sobre Buenos Aires e São Paulo, teoria revisitada por Maria Laura Silveira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.160464Palavras-chave:
Circuitos da economia urbana, São Paulo, Buenos AiresResumo
Esta resenha da obra “Circuitos de la economia urbana: ensayos sobre Buneos Aires e São Paulo” tem como objetivo apresentar as principais contribuições da cooperação entre pesquisadores argentinos e brasileiros unidos por um sentido comum: a produção de análises renovadas sobre as dinâmicas metropolitanas atuais à luz da teoria dos dois circuitos da economia urbana. Os onze textos que compõem o livro perpassam as novas relações entre os circuitos superior e inferior, assim como a expansão de sua porção marginal, explicitando as complexidades de um mercado metropolitano ao mesmo tempo unificado e segmentado, composto por relações de complementaridade e subordinação. O grande êxito da abordagem proposta por Silveira na organização desta obra reside na compreensão de que o valor dos circuitos da economia urbana e os limites entre eles são relacionais, ou seja, se redefinem continuamente em razão das modernizações que fazem elevar os graus de tecnologia, organização e capital, alterando a dialética dos circuitos e produzindo novos arranjos produtivos na metrópole.
Downloads
Referências
SANTOS, Milton. L’espace partagé. Les deux circuits de l’économie urbaine des pays sous-développés. Paris: M.-Th. Génin, Librairies Techniques, 1975.
SILVEIRA, María Laura (coord.). Circuitos de la economía urbana: ensayos sobre Buenos Aires e São Paulo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Café de las Ciudades, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Santos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).