Ferramenta físico-digital no auxílio ao co-design em ambientes de saúde: uma simulação exploratória
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i4.196625Palavras-chave:
realidade virtual, maquete tangível, simulação, projeto participativoResumo
Os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) são edifícios que passam por constantes revisões em seus projetos arquitetônicos com o objetivo de melhorar os aspectos de qualidade e segurança para os usuários finais destes ambientes. Uma forma de se estabelecer as mudanças estruturais necessárias nos ambientes de saúde é o entendimento das relações entre os usuários e o ambiente construído, com base na atuação de suas funções e necessidades ambientais, uma vez que a participação dos usuários no processo de projeto pode trazer benefícios tanto para a satisfação do usuário como para o próprio desempenho dos edifícios. O uso de mockups de simulações virtuais tem apresentado grandes contribuições na análise e avaliação de projetos de ambientes de saúde por possibilitar a imersão do usuário no processo de concepção do projeto. Dessa forma, este artigo tem como objetivo verificar as potencialidades e limitações da utilização de uma ferramenta físico-digital para auxiliar na representação e comunicação no Co-Design, além de identificar as inconsistências da programação do software e do comportamento dos objetos virtuais. Foi realizado um teste de verificação por meio de uma simulação exploratória de viabilidade e usabilidade com a utilização de mockups virtuais, onde o foco estava nas análises de disposição de equipamentos e mobiliário de um ambiente de saúde. A ferramenta físico-digital demonstrada neste artigo ainda se encontra em fase de desenvolvimento e necessita de ajustes para a sua aplicação final junto aos usuários dos ambientes de saúde.
Downloads
Referências
AMICIS, R.; FIORENTINO, M.; STORK, A. Parametric Interaction for CAD Application in Virtual Reality Environment. Proceedings… XII ADM International Conference on Design tools and methods in industrial engineering - Rimini, p. 43-52, 2001. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/328685139_Parametric_Interaction_for_CAD_application_in_Virtual_Reality_Environment>. Acesso em: 10 de mar. 2022.
ANDREWS, T.; SEARCY, B.; WALLACE, B. Using virtual reality and motion capture as tool for human factors engineering at NASA Marshall Space Flight Center. Advances in artificial intelligence, software and systems engineering, v. 965, p. 399-408, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-20454-9_41
ARRIGH, P.-A.; MAURYA, S.; ARAI, K.; MORIYA, K.; MOUGENOT, C. A Mixed Reality System for Kansei-Based Co-Design of Highly-Customized Products. Journal of Integrated Design and Process Science, v. 20, n. 2, p. 47-60, 2016. DOI: https://doi.org/10.3233/jid-2016-0013
ARRIGHI, P-A.; MOUGENOT, C. Towards user empowerment in product design: a mixed reality tool for interactive virtual prototyping. Journal of Intelligent Manufacturing, v. 30 (2), p. 743–754, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10845-016-1276-0
AZUMA, M. H. Customização em massa de projeto de Habitação de Interesse Social por meio de modelos físicos paramétricos. Tese (doutorado) IAU-USP: São Carlos, 2016. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-24042018-102619/publico/TeseCorrigidaMauricioAzuma.pdf> Acesso em: 10 de mar. 2022.
BALTAZAR, A. P.; SOUZA, E. D. M.; PONTES. M. M.; GONÇALVES, F. S.; METZKER, L. S. Ambiente de imersão virtual como ferramenta para mudança de paradigma no processo de projeto arquitetônico: da representação à interação. Proceedings… XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Design in Freedom. São Paulo: Blucher, 2014. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-sigradi2014-0114
BANERJEE, N. T.; BAUGHMAN, A. J.; LIN, S.-Y.; WITTE, Z. A.; KLAUS, D. M.; ANDERSON, A. P. Development of alternative reality environments for spacecraft habitat design evaluation. Virtual Reality, 25, p. 399–408, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10055-020-00462-6
BARROS, G. G. Desafios para abordagens baseadas em projeto: projetistas como facilitadores no projeto participativo. In: Divergências e convergências: arquitetura, urbanismo e design. Organizadora Jeanine Mafra Migliorini. Ponta Grossa: Atena, 2021. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.94621180314
BRAMBILLA, A.; A. REBECCHI, A.; CAPOLONGO, S. Evidence Based Hospital Design. A literature review of the recent publications about the EBD impact of built environment on hospital occupants’ and organizational outcomes. Annali di igiene, medicina preventiva e di comunità, 31 (2), p. 165-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.7416/ai.2019.2269
BRASIL. Ministério da Saúde. RDC nº 50: de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 20 de mar. de 2002. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/res0050_21_02_2002.html> Acesso em: 10 de fev. de 2022.
BRATTETEIG, T.; WAGNER, I. What is a participatory design result? Proceedings… 14th Participatory Design Conference. V. 1, p. 141–150, 2016. https://doi.org/10.1145/2940299.2940316
BULLINGER, H.-J.; BAUER, W.; WENZEL, G.; BLACH, R. Towards user centred design (UCD) in architecture based on immersive virtual environments. Computers in Industry, 61, 4, p. 372-379, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compind.2009.12.003
CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G. H.; FABRICIO, M. M. Avaliação pré-projeto por meio de modelos físicos e digitais de EAS. p.31-36. VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento de Edifícios Hospitalares (CBDEH). Anais... Curitiba, 2018. Disponível em: <https://attitudepromo.iweventos.com.br/upload/cartas/files/Anais%20VIII%20CBDEH%20-%20web(1).pdf>. Acesso em: 15 de mar. 2022.
CAIXETA, M. C. B. F.; FABRICIO, M. M. Métodos e instrumentos de apoio ao codesign no processo de projeto de edifícios. Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 111-131, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212018000100212
CAIXETA, M. C. B. F.; TZORTZOPOULOS, P.; FABRICIO, M. M. User involvement in building design: a state-of-the-art review. Pós, Rev. Programa Pós-Grad. Arquit. Urban. FAUUSP. São Paulo, v. 26, n. 48, e151752, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2019.151752
CAIXETA, M. C. B. F.; TZORTZOPOULOS, P.; FABRICIO, M. M. Codesign. In: CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G.; FABRICIO, M. M. Codesign e arquitetura para a saúde. Rio de Janeiro: Rio Book, 2021.
CAMELO, G. H.; SOUZA, M. P.; BITENCOURT, F.. Projeto de arquitetura para ambientes de saúde. In: CAIXETA, M.; CAMELO, G.; FABRICIO, M. Codesign e arquitetura para a saúde. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021.
CARVALHO, A. P. A. Introdução à arquitetura hospitalar. Salvador: UFBA, GEA-hosp, 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31571/1/CARVALHO_Antonio%20Pedro-Introducao%20Arq%20Hosp-2014.pdf>. Acesso em 14 de fev. 2022.
CARVALHO, A. P. A.; VILAS-BOAS, D.; SOUZA, L. M.; FARIAS, P. M. Adaptações de estabelecimentos de saúde durante a pandemia COVID-19. In: BITENCOURT, F.; VILAS-BOAS, D.; SILVA, E. (org.). Arquitetura para emergências: experiência, vivência e reflexões. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021.
CECIL, J.; KRISHNAMURTHY, R.; HUYNH, H.; TAPIA, O.; AHMAD, T.; GUPTA, A. Simulation based design approaches to study transportation and habitat alternatives for deep space missions. Proceedings… IEEE International conference on systems, man, and cybernetics. 2018, 1439-1444. DOI: https://doi.org/10.1109/SMC.2018.00251
CLARKE, D.; JONES, F.; HARRIS, R.; ROBERT, G.; What outcomes are associated with developing and implementing co-produced interventions in acute healthcare setting? A rapid evidence synthesis. BMJ Open, 7, e014650, 2017. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-014650
CONSALEZ, L.; BERTAZZONI, L. Maquetes: A representação do espaço no projeto arquitetônico. 2. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
CUPERSCHMID, A. R. M. Realidade Aumentada no processo de projeto participativo arquitetônico: desenvolvimento de sistema e diretrizes para utilização. Tese (Doutorado). Campinas, SP : [s.n.], 2014. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.932424
CUPERSCHMID, A. R. M.; SOUZA, M. P. Realidade aumentada como suporte ao codesign. In: CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G.; FABRICIO, M. M. Codesign e arquitetura para a saúde. Rio de Janeiro: Rio Book, 2021.
DARIVA, L. C. T. L; MARCONSINI, C. O estudo dos fluxos no projeto hospitalar: inter-relações entre sistemas de circulação, organização espacial e forma. Revista Ambiente Hospitalar, n.13 - 1º Sem, p. 41-51, 2020. Disponível em: < https://issuu.com/abdeh/docs/ah_maio_2020_rgb_saida_issuu>. Acesso em 20 de nov. 2021.
FRIEMERT, D.; SAALA, F.; HARTMANN, H.; ELLEGAST, R. Similarities and differences in posture during simulated order picking in real life and virtual reality. Digital human modeling: applications in health, safety, ergonomics, and risk management, v. 10917, 2018, p. 41-53. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-91397-1_4
FURUYA, L. T. M.; ALVES, S. A.; COSTEIRA, E. M. A. Projeções pós cid-19: o papel do arquiteto para a saúde. Revista Ambiente Hospitalar, n.14 - 2º Sem, 2020. Disponível em: <https://issuu.com/abdeh/docs/ah_2020_edicao_14_rgb_saida_issuu>. Acesso em: 13 de out. 2021.
GAGER, M.; KEATING, L.; MOSSOP, D.; WILTSHIRE, M. Quality Time: Using experience-based co-design to capture emergency department staff experience. The Journal of Health Design, 5, 1, p. 215-222, 2020. DOI: https://doi.org/10.21853/JHD.2020.64
HOCHBERG, L.; MULINO, J.; PHILLIPS, D.; GRIFFITH, C.; GUPTA, A.; CECIL, J.; LOPEZ-ARAMBURO, A. Exploring the role of simulation-based design principles in support of transportation and material handling activities for lunar mission. Proceedings… IEEE International conference on systems, man, and cybernetics - Bari, p. 57-62, 2019. DOI: https://doi.org/10.1109/SMC.2019.8914298
HQCA. Simulation-based Mock-up Evaluation: Framework. Canada: Health Quality Council of Alberta, 2016. Disponível em: < https://hqca.ca/wp-content/uploads/2021/11/HQCA_SME_Framework_062217S.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2021.
HQCA. Healthcare Facility Mock-up Evaluation Guidelines: Using Simulation to Optimize Return on Investment for Quality and Patient Safety. Canadá: Health Quality Council of Alberta, 2020. Disponível em: <https://hqca.ca/wp-content/uploads/2021/11/Healthcare-facility-mock-up-evaluation-guidelines-FINAL.pdf>. Acesso em: 20 de mar. 2021.
JOSEPH, A.; BROWNING, M.; JIANG, S. Using Immersive Virtual Environments (IVEs) to Conduct Environmental Design Research: A Primer and Decision Framework. Health Environments Research & Design Journal, v. 13, 3, p. 11-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1937586720924787
JOUPPILA, T.; TIAINEN, T. Nurses’Participation in the design of an intensive care unit: the use of virtual mock-ups. Health Environment Research & Design Journal, v. 14(2), p. 301-312, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1937586720935407
MACHRY, H. S.; JOSEPH, A.; ALLISON, D.; BAYRAMZADEH, S. Desenvolvendo e avaliando protótipos de uma sala cirúrgica: O uso de simulações em maquetes físicas integradas a um processo iterativo de design baseado em evidências. VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento de Edifícios Hospitalares (CBDEH). Anais... Curitiba, p. 77-88, 2018. Disponível em: <https://attitudepromo.iweventos.com.br/upload/cartas/files/Anais%20VIII%20CBDEH%20-%20web(1).pdf>. Acesso em: 15 de mar. 2022.
MAURYA, S; ARAI, K.; MORIYA, K.; ARRIGHI, P.-A.; MOUGENOT, C. A mixed reality tool for end-users participation in early creative design tasks. International Journal on Interactive Design and Manufacturing, v. 13, p.163–182, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s12008-018-0499-z
MILGRAM, P.; TAKEMURA, H.; UTSUMIT, A.; KISHINO, F. Augmented Reality: A class of displays on the reality-virtuality continuum. In: Telemanipulator and Telepresence Technologies. v. 2351, p. 282-293, 1994. DOI: https://doi.org/10.1117/12.197321
MOSLEHIAN, A. S.; KOCATURK, T.; TUCKER, R. An integral view of innovation in hospital building design: understanding the context of the research/practice gap. Building Research & Information, v. 49, 3, p. 265-180, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/09613218.2020.1740577
MYERSON, J.; RAMSTER, G. Workplace health and wellbeing: can greater design participation provide a cure? In: TSEKLEVES, E.; COOPER, R. (eds) Design for Health. New York: Routledge, p. 347–357, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315576619
OLSSON, N. O. E.; BLAKSTAD, S. H.; HANSEN, G. K. Who Is the User? In: FM IN THE EXPERIENCE ECONOMY - CIB W70, São Paulo, 2010. Proceedings… São Paulo: Department of Construction Engineering, Escola Politecnica, University of Sao Paulo, p. 25-36, 2010. Disponível em: < https://gala.gre.ac.uk/id/eprint/9661/1/CIB21402.pdf>. Acesso em 12 de nov. 2021.
ORNSTEIN, S. W. Apresentação. In: CAIXETA, M. C. B. F.; TZORTZOPOULOS, P.; FABRICIO, M. M. Co-design. In: CAIXETA, M. C. B. F.; CAMELO, G.; FABRICIO, M. M. Codesign e arquitetura para a saúde. Rio de Janeiro: Rio Book, 2021.
PEAVEY, E. K.; ZOSS, J.; WATKINS, N. Simulation and Mock-up Research Methods to Enhance Design Decision Making. HERD: Health Environments Research & Design Journal, v. 5, no. 3, p. 133-44, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/193758671200500313
RAYNOR, D. R.; DPHIL, H. I.; BLENKINSOPP, A.; FYLAN, B.; ARMITAGE, G.; SILCOCK, J. Experience-based co-design: adapting the method for a researcher-initiated study in a multi-site setting. Health Expectations, v. 23, 3, 561-569, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/hex.13028
RUBIO-TAMAYO, J. L.; BARRIO, M. G.; GARCÍA, F. G. Immersive Environments and Virtual Reality: Systematic Review and Advances. In: Communication, Interaction and Simulation. Multimodal Technologies and Interaction, v. 1 (4), 2017. DOI: https://doi.org/10.3390/mti1040021
SACHS, N. A.; SHEPLEY, M. M.; PEDITTO, K.; HANKINSON, M. T.; SMITH, K. GIEBINK, B.; THOMPSON, T. Evaluation of mental and behavioral health patient room mockup at a VA Facility. Health Environments Research & Design Journal, 2019, v. 13(2) p. 46-67. DOI: https://doi.org/10.1177/1937586719856349
SANDERS, E.B.-N. Postdesign and Participatory Culture. Proceedings… Useful and Critical: The Position of Research in Design - Tuusula, p. 9-11, 1999. Disponível em: < https://cpb-us-w2.wpmucdn.com/u.osu.edu/dist/1/8276/files/2015/02/PostdesignandParticipatoryCulture_Sanders_99-1597myk.pdf> Acesso em 02 de abr. 2021.
SANDERS, E. B.-N., STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign: International Journal of CoCreation in Design and the Arts, v. 4, 1, p. 5-18, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/15710880701875068
SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P.J. Convivial toolbox: generative research for the front end of design. Amsterdã: Bis, 2014.
SCHNABEL, M. A. The Immersive Virtual Environment Design Studio. In: WANG, X. e TSAI, J. J.-H. (Ed.). Collaborative Design in Virtual Environments: Springer Science+Business Media, v. 48, p. 177-191, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0605-7_16
SERRA, G. Pesquisa em arquitetura e urbanismo: guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. São Paulo: Edusp, 2006.
SHAER, O.; HORNECKER, E. Tangible User Interfaces: past, present, and future directions. Human–Computer Interaction, v. 3, n. 1–2, p. 4-137, 2009. DOI: https://doi.org/10.1561/1100000026
SILVA, A. B. A., NUNES, C. S.; MEDVEDOVSKI, N. S. Entre o virtual e o tangível: Parametria de mobiliário para promover processos colaborativos em contextos de habitação de interesse social. PIXO, v. 5, n.17, p. 194-213, 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/PIXO.V5I17.20125
SOMASUS. Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde, 2021. Disponível em: < http://somasus.saude.gov.br/somasus/redirect!tamanhoTela.action>. Acesso em: 15 de jun.2021.
SOUZA, M. P. Avaliação comparativa de instrumentos de simulação de projeto habitacional: o modelo tridimensional físico e a realidade virtual. Dissertação (mestrado), PPU/UEL: Londrina, 2018.
STEEN, M.; MANSCHOT, M.; DE KONING, N. Benefits of Codesign in Service Design Projects. International Journal of Design, 5(2), p. 53-60, 2011. Disponível em: < http://resolver.tudelft.nl/uuid:eefaaa3c-cc7d-408e-9e00-883c6f2ccb03>. Acesso em: 10 de fev. 2022.
SUN, C.; HU, W.; XU, D. Navigation modes, operation methods, observation scales and background options in UI design for high learning performance in VR-based architectural applications. Journal of computational design and engineering, v. 6 (2), p. 189-196, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcde.2018.05.006
SVIDT, K., SØRENSEN, J. B. Development of a Virtual Reality Solution for End User Involvement in Interior Design. Proceedings…eCAADe 34, v.2, p. 541-546, 2016. Disponível em: < http://papers.cumincad.org/data/works/att/ecaade2016_237.pdf>. Acesso em: 04 de abr. 2021.
TOLEDO, L. C. M. Como serão os hospitais pós covid-19? A pergunta que não quer calar. Revista Ambiente Hospitalar. n. 14 - 2º Sem, 2020. Disponível em: <https://issuu.com/abdeh/docs/ah_2020_edicao_14_rgb_saida_issuu>. Acesso em: 13 de out. 2021.
TRISCHLER, J.; PERVAN, S. J.; KELLY, S. J.; SCOTT, D. R. The Value of Codesign: The Effect of Customer Involvement in Service Design Teams. Journal of Service Research, v. 21(1) 75-100, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1094670517714060
WAROONKUN, T. An investigation of nursing staff input for the co-design of an outpatient department. Urbanism. Architecture. Constructions, v. 10, Ed. 2, p. 113-122, 2019. Disponível em: <https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85079291023&origin=inward&txGid=8bd41f156bca3faca8caa55566fdc677&featureToggles=FEATURE_NEW_DOC_DETAILS_EXPORT:1>. Acesso em: 01 de fev. 2022.
WAROONKUN, T. A structural format to facilitate user unput for the co-design of a cardiac health unit. Civil Engineering and Architecture, v. 8 (5), p. 760-770, 2020. DOI: https://doi.org/10.13189/cea.2020.080503
WINGLER, D.; MACHRY, H.; BAYARAMZADEH, S.; JOSEPH, A.; ALISON, D. Comparing the effectiveness of four different design media in communicating desired performance outcomes with clinical end users. Health Environments Research & Design Journal, v. 12(2), p. 87-99, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1937586718796626
YABUKI, N. Impact of Collaborative Virtual Environments on Design Process. In: WANG, X. e TSAI, J. J.-H. (Ed.). Collaborative Design in Virtual Environments: Springer Science+Business Media, v. 48, p. 103-110, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0605-7_9
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Gargantini Graton, Juliana Bambini Mandola, César Imai
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).